A Lebre e a Tartaruga - Reformulado

Há muito tempo atrás, havia um campeonato de corrida de animais em um bosque. Lá haviam ratos, raposas, aves, esquilos e muitos outros animais de bosque. Em especial, lado a lado, havia uma tartaruga e uma lebre. Antes de a corrida começar, a lebre, prepotente e egocêntrica, já cantava sua vitória antes do tempo. Dizia que era a mais rápida e ninguém a ganharia, principalmente uma tartaruguinha tão lenta como aquela. Quando foi dada a largada, não foi diferente do que havia dito... A lebre corria na frente de todos os animais, com seus enormes e rápidos pulos e a tartaruga - com seus passos lentos e demorados - se mantinha na última posição. Os outros bichos voltavam para caçoar da tartaruga, por ser lenta e não ter chances de ganhar. A tartaruga não perdia o ânimo e, de passo lento em passo lento, continuava seguindo a trilha, que era muito extensa. Dado que horas haviam passado e já estava muito adiante dos outros bichos, a lebre decidiu recostar-se à uma árvore e tirar um cochilo, pois já se sentia um pouco cansada e sabia que ninguém a passaria, pois estava a quilômetros de distância do segundo colocado. Ouvindo gritos de longe, a lebre acordou, desnorteada. Perguntou à uma raposa que viu perto de onde se encontrava o que havia acontecido e porque os gritos, quando a tal respondeu: “Gritam tanto, porque a corrida acaba de terminar e a única que conseguiu percorrer todo o percurso foi aquela tartaruga, a que tanto caçoavam”. A lebre ficou confusa e não entendeu como que aquela tartaruga, tão lerda, havia conseguido ganhar a corrida. Chegou ao lugar onde estavam premiando a tartaruga e perguntou para ela como que ela havia ganho a corrida sendo tão lenta. A tartaruga, olhando felizmente para a lebre, respondeu: “Enquanto os outros se preocupavam em gastar a energia caçoando de mim e tentando me desanimar, continuei seguindo, priorizando a corrida e gastando minha energia para o meu objetivo, não me preocupei em ouvir ou deixar que as afrontas me atrapalhassem, pois quem mais se preocupa em destruir os sonhos das pessoas à volta, não conseguem aproveitar a vitória, pois se concentram mais em atrapalhar que em se dedicar”. A lebre então percebeu que dormir, se acomodar com a atual posição que estava, foi seu maior erro, pois as lentas tartaruguinhas, mesmo que, subestimadas, podem ensinar bastante.

Lucas da Silva
Enviado por Lucas da Silva em 13/06/2011
Código do texto: T3032061