RITA E SEU AVÔ

- Rita!!! Onde está minha neta?

- Oi vovô estou aqui no quintal.

- Venha aqui que o vô trouxe uma coisa.

Ritinha vai correndo e dá um forte abraço em seu avô. E logo começa a procurar o que seu avô trouxe da fazenda.

- Calma minha neta, que está lá fora no cavalo.

- Ah vô, o que foi que trouxe?

- Vá lá pegar, está um saco em cima da sela.

Enquanto Rita vai na rua buscar o que seu avô trouxe ele fica conversando com sua mãe, e fazendo muitas perguntas a respeito da sua neta.

- Então minha nora, como vai Rita na escola? Quero saber suas notas, e se está se comportando direito no colégio.

- Fique tranquilo seu Zé, ela está indo muito bem. É uma das primeiras da classe.

Na rua Rita está toda ocupada em pegar um saco enorme que está na sela do cavalo. De repente seu avô e sua mãe ouvem um grito. Os dois saem correndo pelo corredor e bem na hora em que Rita está quase caindo com o volume enorme em cima dela. Seu avô consegue tira-la a tempo de tudo cair pelo chão. Espalham-se pela calçada muitas jaboticabas, e Rita fica olhando sem entender o que se passa, e o que é aquilo. Rita começa a chorar assustada e sua mãe a consola:

- Não foi nada filha! Foi só um susto. Venha que a mãe vai dar um copo de água com açúcar. Sua mãe então a leva para a cozinha e dá a Rita um copo de água.

Rita fica olhando para o avô sem entender nada do que aconteceu, e o que eram aquelas bolinhas pretas correndo pela calçada. Ele então lhe explica que são jaboticabas.

- Rita minha neta, elas são muito gostosas, prove pra ver. Você vai gostar. Rita então coloca uma na boca e dá uma mordida, e logo sai o sumo da fruta que ela engole com gosto. Seu avô começa a rir sem parar. Sua mãe também ri da cena de Rita com a jaboticaba.

- Está vendo Ritinha, jaboticaba não é um bicho. É uma fruta muito gostosa. Mas atenção! Tem que engolir algumas cascas, pra não ficar com dor de barriga depois.

Rita adorou as jaboticabas. Mas como toda criança acha que não precisa engolir cascas.

Mais tarde depois que seu avô havia almoçado e descansado Rita começa a sentir fortes dores abdominais. Seu avô preocupado, fala com a nora pra leva-la ao hospital. Pois Ritinha havia chupado muita jaboticaba. Mas a mãe de Rita estava preparada. Ela percebeu que a filha não havia engolido algumas cascas. E dá algumas gotas de remédio a filha que logo se sente melhor.

- Rita venha cá minha neta. Seu vô vai embora.

- Ah, já vô! Ainda é cedo. Eu nem andei de cavalo ainda.

- Vai ficar para outro dia Ritinha. Pois já está ficando tarde e tenho muito que andar ainda. Rita fica triste com a partida de seu avô e pedi a mãe que a deixe ir com ele a fazenda. Mas sua mãe diz que não. Somente nas férias é que ela vai poder ir.

- Dê cá um beijo no vô menina!

Rita dá um longo abraço em seu avô, e um beijo estalado em sua face. Sua mãe se despede dele também, e lhe dá um bolo de fubá pra levar.

Dá rua, mãe e filha fica olhando o avô virar na esquina. Ele acena para as duas e vai embora.

Silvya Regyn@

LuxSolar
Enviado por LuxSolar em 23/05/2011
Código do texto: T2988327
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.