DE QUEM É A CULPA?

- Luciano e Luan eram vizinhos e amigos. Os dois tinham dez anos, estudavam na mesma escola, cursando a quarta série.

-Luan era filho único e Luciano tinha mais três irmãos menores que eles, viviam muito bem em família, que se tornaram amigas pela amizade dos dois.

-Toda tarde, eles saíam para brincar bola na rua em frente a casa de Luciano. Queriam ser jogadores de grandes times de futebol, fazendo os mesmos treinarem sempre através de suas brincadeiras.

- Uma tarde, durante o jogo. Luan chutou a bola com muita força acertando na vidraça da casa do senhor Inácio. Luciano já conhecendo o temperamento de seu antigo vizinho falou a Luan:Teremos problemas, este nosso vizinho vive de mal humor o tempo todo, vai fazer a maior confusão.

-Luan quis sair correndo para sua casa que era próxima, mas... Inácio logo apareceu gritando: De quem é a culpa? Quem foi que chutou esta bola na minha janela? Antes de Luciano explicar, Luan logo disse: Foi Luciano que chutou com muita força a bola senhor Inácio, eu não consegui agarrar.

-Luciano ficou espantado com a resposta de seu amigo de anos, sabia que ele estava mentindo e seu vizinho disse aos berros: Vai ter que pagar uma nova vidraça e eu quero uma igual a que você quebrou.

- Luan aproveitou a distração do vizinho, saiu correndo para sua casa deixando Luciano sozinho com este grande problema. Ele sabia que o pai de seu melhor amigo lhe daria uma surra, pois acreditava que os erros de seus filhos deviam ser castigado, mas... Não se importou com isto, ele é que não queria ficar de castigo sem brincar no computador e jogar sua bola toda tarde se sua mãe descobrisse que ele é quem tinha quebrado a vidraça,

-Inácio, levando Luciano pelo braço, entrou na casa do, chamando por Paulo, pai do menino. Seu filho que não tem o que fazer aqui na sua casa, quebrou a vidraça da minha janela jogando bola e eu quero uma nova, no prejuízo... Eu não vou ficar.

-Adália, mãe de Luciano tentou intervir, mas não teve jeito, Paulo se desculpou com Inácio, garantindo que iria arcar com as despesas. Levou Luciano para seu quarto, lhe dando uma surra, não querendo ouvir as explicações do filho e proibindo seus jogo de bola, que arrumasse outra profissão para seguir quando crescesse por que não iria comprar outras vidraças o tempo todo.

-Luan ao chegar em casa correndo, sua mãe Serena perguntou o que tinha acontecido. Ele começou a chorar, contando a ela tudo o que tinha acontecido com ele e Luciano.

-Serena.. Ouvindo tudo , perguntou por que ele mentira, deixando seu melhor amigo levar a culpa,já que ele sabia que Paulo resolveria tudo com uma surra. Luan envergonhado com sua atitude, confessa a mãe que não pensou no amigo, mas só em si, por não queria ficar de castigo caso ela soubesse que tinha sido ele quem tinha chutado a bola na vidraça.

-Luan ainda chorando, pergunta a Serena o que ele poderia fazer para corrigir este seu erro. Ela... Sempre sensata responde: Vá até lá e conte o que realmente aconteceu. Luan, preocupado diz: Mas ele vaso saber que eu menti.

-Serena diz ao menino que a verdade é sempre o melhor caminho. Quem assume seus erros é muito corajoso e que todos nós merecemos sermos perdoados de nossos erros.

-Luan, pede que Serena lhe acompanhe até a casa de Luciano. Chegando lá, Adália, fica feliz ao encontrar Luan e Serena de quem se tornou amiga pela amizade que unia seus filhos.

- Paulo, ao ver o menino, lhe dá a maior bronca por convidar seu filho para brincarem toda tarde.

Serena, tranqüila pergunta a ele, seu um dia não foi criança que nem seus filhos. Paulo, fica sem jeito ao lembrar quer também adorava brincar bola na rua quando era criança.

-Ela continua afirmando a ele, que muitas vezes os adultos se esquece disso, ao lidarem com seus filhos, que os meninos gostavam de jogar bola e o local disponível era a rua em frennte a casa deles e que seu Inácio, apesar de estar em seu direito de querer uma nova vidraça, estava sendo incompreensível com os meninos.

-Terminando, ele diz que Luan tem algo a contar a eles. O menino muito envergonhado, explica que tinha sido ele quem chutara a bola com força, acertando a janela da casa do vizinho e que ficara com medo da reação dele, preferindo colocar a culpa em Luciano.

-Paulo, irritado diz: Seu mentiroso, deixou o meu filho levar uma surra por algo que ele não fez., a culpa é sua. Serena pergunta e ele, se as surras constantes que dava nos filhos por motivos diversos, ajudavam? Paulo, conta que sempre levou surra de seu pai e nem por isto morreu.

Serena tenta fazer o mesmo entender que os tempos são outros, que existem outras formas de educar as crianças.

-Adália... Comenta que também acreditava nestes novos métodos usados na educação dos filhos e que violência não era bom pra ninguém.

- Luciano aparece na sala, vendo seu amigo chorando... Lhe abraça dizendo que não estava com raiva dele, pois entendia seu motivo para mentir ao vizinho.

-Luan pede desculpas ao amigo, por ter colocado a culpa nele. Serena se responsabiliza pelos gastos financeiros, afirmando que amizade verdadeira não tem preço.

Escritora Dotthy
Enviado por Escritora Dotthy em 21/05/2011
Código do texto: T2984503