ONDE ENCONTRAR A PAZ?
- Malena terminou de escrever sua redação, entregou para a professora.Fora a última a sair de sala, se despediu de seus colegas seguindo direção pra sua casa.
-Chegando lá, encontra sua mãe Marisa que lhe pergunta como fora o concurso de redação, a menina de nove anos conta que fora a última a entregar, por que ficara indecisa sobre o que escrever diante do tema, abraça a mãe e vai para o seu quarto, se deita e fica pensativa sobre o tema de sua redação que era: Como eu posso contribuir com a paz na sociedade-
- O ganhador do concurso, seria premiado com uma coleção de livros da literatura infantil. Malena ao escrever seu texto, pensara e repensara várias vezes lembrando sempre que sua mãe lhe dizia que a melhor coisa do mundo para qualquer pessoa... Era estarmos em paz consigo mesma. Marisa tivera uma vida muito difícil, fora abandonada pela mãe quando bebê, passara muitas dificuldades no orfanato, depois em casas de várias pessoa, apanhara muito e mesmo assim era um pessoa feliz em paz e de bem com todos e com a vida.
-Na hora que estava escrevendo, lembrara também de sua vizinha Dona Lua que sempre dizia que não tinha paz um minuto, pois sua vida era um inferno, vivia reclamando de tudo e todos o dia inteiro, de seu Hugo que vivia mal humorado em brigas com os meninos que brincavam de bola em frente de sua casa toda tarde, lembrara também de Dona Zeni, que vivia em guerra entre brigas e discussões com sua nora e de Paula que tinha um ciúme descontrolado de tudo que tinha e de seu namorado.
- Malena ficara pensando por que as pessoas que se reuniam em busca da paz, fazendo passeatas, caminhadas, campanhas, faixas, procurava, a paz no exterior, quando elas mesmas não tinha dentro de si.
- Depois de todos estes questionamentos... Malena escrevera sua redação com poucas linhas, colocando que sua contribuição com a paz na sociedade começaria primeiro dentro dela, viveria em paz consigo mesma , com sua mãezinha, com seus vizinhos, seus amigos do bairro,da escola, com sua família. Fazendo isto, ela estava pronta para contribuir com a paz na sociedade.
- Dois dias depois a diretora entrara em sua sala de aula, anunciando a ganhadora do concurso entregando a Malena sua premiação. Ela parabenizou a aluna por sua ótima atuação em seu texto, fazendo a mesma a refletir em seu comportamento e em sua própria vida.
-A redação de Malena virou um cartaz bem grande que fora colocado na entrada da escola com o seguinte texto:Terminou a minha busca sem fim... Eu tenho a paz dentro de mim.