VIOLA
Viola era um menino alegre,sempre muito feliz com ele mesmo.
Morava num lugarejo,colonização do estado ,onde seu pai ali fizera morada,por conta do seu trabalho como funcionário publico estadual em sua função de trabalhador braçal.
Tinha Viola quando nos separamos uns 10 anos.Amigo inseparável.
Menino de cor amorenada,magrelinho,me lembro tão bem,sempre com um calçolão e uma camisa branca de algodão,limpinha,sua mae se esmerava em cuidados para com todos,9 irmaos,um por ano!!!!!
Viola tinha uma marca registrada,nunca usava sapatos,muito menos chinelos, o seu maior prazer era colocar naquela terra limpa e fresca seus pezinhos,ora para ir a escola,ora para brincar.
Meu amado pai,uma pessoa muito brincalhona por natureza,gostava sempre de aprontar suas malvadezas,eramos sempre escolhidos para esses momentos.
Um dia minha mae estava a lavar o fogão a gaz onde tinhamos uma cobertura nos fundos da casa,e ali um piso com deformidades,onde a agua escorrida formava pocinhas.
Chega meu pai e nos ve brincando bem proximos,onde estava tambem Viola.E alí começa a imaginar em seu plano de como aprontaria naquele dia com um de nós.
Ele chama:Viola,vem ca!
Viola e como toda criança de sitio obedeceu.
Ao pisar naquelas pocinhas,deu um valentíssimo pulo e levantando a perna,dançava,rodopiava com ela pelos ares, e dizia:ai meu dedão,ai meu dedão,ai,ai,aí!!!!
Meu pai sentou-se num canto e ria tanto daquele franzino menino a rodopiar pelos ares com seu dedão encharcado de alcool.
Minha mae voltando viu aquilo e disse:O que foi isso menino?
Meu dedão,meu dedão!!dizia ele.
Imaginem um dedão todo inflamado, sem unha!
Tantas topadas!Azarado!batia que batia em qualquer lugar que fosse aquele pezinho todo cascorado de tantos calos por andar descalço.
Meu pai com sua mania de fazer suas malvadezas,colocara ali naquelas pocinhas,uma quantidade grande de alcool!!!
Pobre Viola,curara ali naquele momento o seu dedão tao castigado!
No dia seguinte perguntamos a ele, e seu dedão Viola?Acreditem se quiser,ele respondeu:Tá seco!!!!!!
Quando me lembro dessa infância tão cheia de belos momentos,lembranças me vem a cabeça em querer saber o nome do meu amiguinho Viola,e vejo que nao sei,alias nunca soube.
Para mim sempre vai ser o Viola do dedão machucado.