MARCELO E A VARA MÁGICA

MARCELO E A VARA MÁGICA

(Orientado a crianças em idade pré-escolar)

Marcelo era um pequeno garotinho muito risonho que gostava de colecionar figurinhas de futebol e assistir a desenhos animados. Ele tinha uma irmã que se chamava Rebeca. Todas as tardes, depois que voltavam do colégio, Marcelo e Rebeca passeavam até a casa da vovó Dora. Marcelo gostava de ir pedalando em sua bicicleta azul e Rebeca preferia correr ao seu lado, enquanto diziam:

[Roda gira que rodo rápido

Gira roda que giro junto]

Eu pedalo e não me canso

Triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Você corre e me acompanha

Toc, toc,toc,toc

Lá na casa da vovó Dora havia um pomar com diferentes frutas, mas a preferida de Marcelo e Rebeca era um grande pé de amora. Eles adoravam comer daquela pequena e deliciosa fruta.

Como Marcelo ainda era pequeno e baixinho, ele não podia alcançar as frutinhas que estavam nos galhos mais altos. Rebeca era mais alta e conseguia pular para agarrar as amoras que estavam lá no alto, porém, ela nunca se lembrava de compartilhá-las com seu irmãozinho.

Certo dia, Marcelo estava muito triste porque não pôde colher muitas amoras. A vovó Dora, percebendo que ele estava muito chateado, decidiu entregar-lhe um presente e lhe contou dois importantes segredos.

Todos os segredos devem ser guardados e não devem ser contados para ninguém, mas estes eram segredos especiais, pois, Marcelo deveria contá-los a sua irmã Rebeca ao final da tarde.

Naquele mesmo dia, Marcelo foi correndo até o pé de amora. Ele levava consigo aquele presente que lhe foi entregue pela vovó Dora.

Vocês sabem o que era? Pois eu vou lhes contar: uma longa vara de pescar. Mas não pensem que se tratava de uma vara comum, não, não, não! Aquela era uma vara com poderes mágicos.

Debaixo do pé de amora Marcelo fechou seus olhinhos e ajoelhou-se ao pé do arbusto recitando o versinho que lhe ensinou a vovó:

Pezinho de Amora,

Carinho de Dora

Fruta, frutinha,

Preta, docinha

Varinha, varão,

Caia/ tudo/ aqui/ na/mi/nha/ mão!

Marcelo levantou-se e começou a sacudir a vara mágica pelos ramos do pé de amora e algo maravilhoso aconteceu. Muitas frutinhas começaram a cair, uma atrás da outra, sem parar, sem parar, sem parar:

Pic, pic, poc, pic

Poc, poc, pic, poc

Pic, poc, pic, poc

Quando sua irmã Rebeca aproximou-se, seus olhinhos ficaram espantados ao ver como Marcelo, com sua vara mágica, fazia com que tantas frutas, todas gordinhas e suculentas, caíssem em suas mãos. Dessa vez, Rebeca ficou muito triste porque ela não pôde colher tantas frutas como Marcelo.

Porém, o que Rebeca não sabia era que a vovó Dora havia contado aqueles dois segredos a Marcelo, e agora ele já lhe podia contá-los.

E vocês sabem qual era o primeiro segredo? Pois eu vou lhes contar. O primeiro segredo era que a vara mágica somente funcionava quando era compartilhada entre os irmãos. Primeiro deveria ser usada pela criança caçula e depois pela criança mais velha. Assim, depois de ter colhidos muitas amoras, Marcelo entregou a vara mágica às mãos de Rebeca para que ela também pudesse colher muitas frutinhas.

E vocês sabem qual era o segundo segredo? Pois eu vou lhes contar. O segundo segredo era que a vara mágica também funcionaria com as outras árvores de frutas do pomar da vovó.

Depois de colherem uma grande bacia de amoras, lá foram Marcelo e Rebeca correndo para dentro da casa da vovó. Eles queriam aprender como a vara mágica funcionaria para ajudá-los a colher os deliciosos moranguinhos que estavam plantados no chão do pomar.

CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO:

Este conto está escrito numa linguagem para seu utilizado como uma NARRAÇÃO CONTADA por um adulto às crianças em idade pré-escolar. Podendo aproveitá-lo como um instrumento de interatividade para o desenvolvimento das habilidades da fala (imitação dos sons e exercícios articulatórios):

a)Estimular as crianças a “tentarem” repetir o trava-língua: (roda gira que rodo rápido...);para as crianças pequenas é bem difícil.

b)Estimular o exercício de “vibrar a língua” no som da bicicleta (Triiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii);

c)Estimular o exercício de estalar a língua no céu da boca com o som da caminhada (Toc,toc,toc)

d)Estimular o exercício na pronúncia do som das amoras que caiam (Pic, Poc)

e)Propor a repetição do versinho (Carinho de Dora, Pezinho de Amora...);

f)Enfatizar com as crianças a importância de compartilhar com nossos irmãos, o que estamos comendo, os brinquedos, etc.

g)Sugerir que as crianças exponham como a vara mágica deveria ser usada na colheita dos morangos sendo que estes estavam chão e as amoras estavam no alto. (trabalhar conceito encima/embaixo).

h)Para as crianças das grandes metrópoles será necessário explicar-lhes o conceito de “pomar” e mostrar-lhes ilustrações das plantações das frutas: como cresce a amora, o cultivo caseiro do morango no solo (embora muitos agricultores já trabalhem com cultivo em altura por sistema de irrigação por gotas, mas isso já é história para outro conto...)

Millarray
Enviado por Millarray em 12/04/2011
Reeditado em 12/04/2011
Código do texto: T2904070
Classificação de conteúdo: seguro