Receita da Felicidade

Era uma vez um Rei tirano e egoísta, que queria encontrar a receita da felicidade. Ele anunciou que recompensaria muito bem o sábio que desvendasse o enigma do ‘ser feliz para sempre’.

Um jovem sábio se prontificou a lhe revelar a fórmula da felicidade.

- Majestade, case-se e será feliz!... O rei casou-se com uma linda princesinha. O tempo passou... passou... e o Rei não se sentia totalmente feliz.

Então, ele tornou a procurar o jovem sábio, que aconselhou:

- Majestade, tenha um filho e será feliz! Em pouco tempo, o filho do Rei nasceu. O tempo passou... passou... e o Rei não se sentia totalmente feliz.

Ele voltou a procurar o jovem sábio, que tornou a orientá-lo.

- Majestade, adquira um animal de estimação e será feliz!... O soberano adquiriu um cão valente. O tempo passou... passou e o Rei não se sentia totalmente feliz.

Procurado novamente pelo Rei, o jovem sábio o instruiu uma vez mais.

- Então, na minha opinião, só há um meio de Vossa Majestade alcançar toda a felicidade possível neste planeta: sirva a sua família!...

O Rei relutou em aceitar a ideia, pois era muito orgulhoso, mas estava disposto a tudo para ser plenamente feliz. Então, ele começou a servir a sua família: a esposa e o filho, sem esquecer o nobre cachorro. O soberano passou a amá-los profundamente, sendo igualmente amado por eles.

O tempo passou... passou e o Rei ainda não se sentia completamente feliz. Contudo, após aprender as lições do amor, o Rei tornou-se um sábio e percebeu que ele precisava fazer algo mais.

- Eu vou servir o meu povo!...

Assim fez o soberano, que nem viu o tempo passar, tamanho era o seu empenho em ajudar os semelhantes. Ele, a família e o povo estavam verdadeiramente felizes. O Rei sábio encontrou a receita da felicidade quando serviu a todos.

Kate Lúcia Portela
Enviado por Kate Lúcia Portela em 09/04/2011
Reeditado em 10/04/2011
Código do texto: T2898965