ALMOÇANDO COM FREDERICO

Dona Márcia andava muito zangada, aquele menino era muito teimoso. Havia muito tempo que nem se quer olhava para as verduras, isso andava mal.

Pensava em uma maneira de fazer aquele menino comer alguma coisa que fosse mais nutritiva para ele, afinal furtas e verduras são essências para o nosso organismo. Ela havia visto na televisão uma nutricionista ensinando como fazer alguns pratos deliciosos para crianças.

Pensou alguns dias e teve uma boa ideia. Foi até a quitanda da esquina onde havia ali muitas variedades de frutas e legumes. Iria fazer um belo prato para Alfredo seu filho.

- O senhor Joaquim o que é que o senhor tem aí de fresquinho hoje?

- Tem de um tudo dona Márcia, é só escolher, pois aqui tem as melhores frutas e os mais frescos legumes, ah e hoje tem também um peixe fresquinho trazido pelo meu filho o Frederico, a senhora vai gostar.

- Ah senhor Joaquim, nem imagina que tenho feito para fazer o Alfredo comer furtas e legumes.

- Preciso sempre estar inventando alguma coisa para fazer ele comer.

- Sei bem como é dona Márcia, aqui tenho recebido muitas queixas das mães em relação a isso, mas a senhora com jeitinho vai conseguir fazer ele comer.

- Olha essa banana que está aqui, toda pintadinha, bem gostosa mesmo.

- Vou levar senhor Joaquim, também quero aquela maçã, uvas, peras, o pêssego que esse, eu gosto por demais, ah também tem ameixas?! Quem bom vou levar também.

- Olha senhor Joaquim, por favor mande entregar em casa, pois isso tudo vai ficar pesado.

- Quero alface, cebolas fresquinhas, alho, tomate um quilo, couve – flor, chicória e aquela couve ali, me parece bem macia.

- Pode deixar que já mando tudo em sua casa.

Dona Márcia foi fazer outras coisas e na volta chegando em casa tudo já estava lá conforme o combinado. Colocou seu avental e começou a preparar o almoço, logo mais seu filho estará de volta da escola e seu marido também.

Ela mexe daqui, dali e quando finalmente tudo fica pronto sorri para si mesma. Fez bom trabalho hoje, vai ser impossível resistir a tanta coisa gostosa.

- Mãe, cheguei, o almoço está pronto?

- Vá lavar as mãos Frederico, e depois venha a mesa, seu pai já deve estar chegando.

Frederico troca de roupa, vai ao banheiro e ao sair lava as suas mãozinhas com água e sabonete. Quando chega a mesa fica espantado com tanta coisa para comer.

Mas percebe que é tudo verdura e frutas que sua mãe fez. E já ia começar a reclamar quando ela lhe diz:

- Olha que delicia filho! Prove essa banana que a mãe fez.

- Não quero mãe, a senhora sabe que não gosto de frutas.

- Experimenta meu filho, se não gostar eu jogo fora.

- Frederico ficou curioso, nunca tinha visto banana daquele jeito, toda coberta com uma casquinha frita, ele então resolveu comer.

- Hum….que delicia mãe, é banana mesmo? Parece uma carninha macia.

- É banana frita filho, a mãe empanou e depois fritou, você gostou?

- Muito, é uma gostosura. E o que mais a senhora fez?

- Tem esse prato aqui. Mas veja bem filho fiz com muito amor e carinho, precisa ficar forte, senão como vai fazer para crescer se não comer as vitaminas que estão nas frutas e verduras?

- É pelo jeito a senhora caprichou hoje.

Frederico então comeu um prato todo enfeitado. Nele havia ervilhas frescas desenhada como se fosse cabelo enroladinho, o nariz era uma cebolinha desenhada com dois buraquinhos que mais lembravam mesmo um lindo narizinho. Os olhos eram duas uvas verdes e as sobrancelhas eram pequenos pedaços de beterraba cortada no formato de arco meio grossinho e cozidas.

Fez até os cílios com fiozinhos de pepino em tirinha bem fininha, claro que parecia mais um boneco de outro mundo, afinal ela lhe disse:

- Fico contente que esteja gostando meu filho.

- Olha esse bigode, e ria Frederico gostosamente. Era feito com couve cortada o mais fino que podia. Márcia havia caprichado naquele prato, o rosto era em formato de arroz com tomatinho bem vermelho. Frederico comia tudo com muito gosto deixando sua mãe contente.

A boca fez com um pedaço de abacaxi, tirou o miolo e colocou alguns pedaços pequenos de tomates cortados em quadradinhos imitando dentes.

Havia até orelhas feita de milho verde, todos juntinhos, dava gosto de ver aquele prato. E Frederico ia comendo tudo. O feijão era o pescoço. Sua mãe finalmente estava vendo seu filho comer tudo sem reclamar. Até pediu um pouco mais de banana frita.

- Mãe o que a senhora fez de sobremesa?

- Tem pudim de leite com calda.

- Oba, eu quero, a senhora adivinhou que hoje estava com vontade de pudim.

- A mãe sempre sabe o que você gosta meu filho.

Agora vou te dar esse pratinho e quero ver ele limpinho.

Quando seu pai chegou ele foi correndo contar o que a mãe havia lhe feito, estava todo feliz.

- Olá querida, e deu um beijo e um abraço na mãe de Frederico.

- Olá meu bem! Foi tudo bem hoje no trabalho?

- Sim querida, e pelo jeito o Frederico comeu tudo?

- Você viu meu amor. Aprendi com uma nutricionista na televisão outro dia e, resolvi aplicar.

- Afinal ele comeu tudo e ainda pediu mais. E Márcia ria. Seu marido disse:

- Olha que quero também um igualzinho do Fred, você faz?

- Falando sério meu amor?

- Claro que estou, eu perdi de ver o dele, agora quero também.

- Está certo meu bem, vou fazer.

E hoje finalmente havia tido paz naquela casa na hora do almoço.

Frederico daquele dia em diante passou a comer muitas frutas, legumes, tudo que sua mãe fazia com tanto gosto. Notava-se pela sua aparência depois de algum tempo que ele estava mais corado e engordado um pouco. Afinal comer frutas e legumes faz muito bem a saúde.

PS: PARA AS MAMÃES: SE VOCE TEM DIFICULDADE EM FAZER SEU FILHO COMER, INVENTE, TENTE, ELE COM CERTEZA IRÁ COMER SE TIVER UM POUCO DE IMAGINAÇÃO NA HORA DE PREPARAR O ALMOÇO.

Silvya Regyn@

06/04/2011

LuxSolar
Enviado por LuxSolar em 06/04/2011
Reeditado em 06/04/2011
Código do texto: T2893097
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.