GALETINHO, O GALINHO CANTOR

Galetinho era o nome do filhinho mais novo da família Galeto, uma turma de galináceos que há muitos anos morava numa chácara ao pé da Serra. Todos os conheciam.

Pelas madrugadas, antes do sol nascer lá atrás da linda montanha, seu Galetão armava a garganta e espalhava seu vozeirão pelos ares...COCORICÓ... CO-COOOÓ-RI-COOOÓ....CÓOOOOO...anunciava ele num tom bem ritmado, que já era hora de todo o mundo acordar para estudar ou trabalhar . Que maravilha!

Sua voz ultrapassava os limites das montanhas e bem lá longe, já na cidade, todas as pessoas o podiam ouvir cantar. Era um relógio da natureza aquele seu lindo canto. Bonito de se ouvir!

"Acordem crianças que o Galo Galetão já cantou" diziam todas as mamães da cidade.

O tempo foi passando e Galetinho começou perceber que seu pai estava ficando fraco e que seu canto não era tão forte como antes.

"Papai, você desafinou hoje!" pensava Galetinho preocupado.

Certo dia, seu Galetão chamou a família e anunciou que estava se aposentando do seu canto. "E agora papai, quem irá despertar a cidade e a serra?" lhe perguntou Galetinho muito triste.

"Galetinho, você cantará no meu lugar".

O galinho franzino ficou assustado: "Mas papai, ainda sou um galetinho fraquinho e muito pequeno, não tenho força para acordar nem a serra, que dirá acordar a cidade que é lá longe...meus amigos vão rir de mim papai!" argumentou o Galetinho.

Então papai Galetão lhe explicou o seu plano;" Galetinho, você também irá para escola de música e fará aulas de canto. Lá você aprenderá a treinar a sua voz e também a cantar muitas músicas diferentes. Será um ótimo cantor!

Galetinho ficou radiante, cantar era seu sonho, então, contou a novidade na escola.

Alguns de seus amigos não acreditaram:"Imagina, você é um galo pequeno, nunca vai conseguir cantar nada!".

Galetinho parecia até sofrer Bullyng naquela escola, só porque queria cantar. A região estava muito triste sem o canto do velho galo Galetão.

Assim, certa madrugada, papai Galetão levou Galetinho para a primeira aula de canto.

Galetinho caprichou no seu visual: escovou os dentes, colocou gravata, penteou a crista , fez gargarejo com água morna para proteger as cordas vocais e então soltou a voz...

COCORICOOOOÓ! CO, CÓ COCOCÓ -RI- COCÓ!

Naquela hora, a montanha e a cidade estremeceram com tamanho vozeirão do galetinho. Até acharam que o seu Galetão tinha voltado a cantar. Todos ficaram felizes.

Galetinho tão animado ficou com o sucesso do seu canto que aprendeu a cantar em todos os rítmos do mundo!

Hoje é até conhecido como o Galetinho sambista. Seus amigos nunca mais riram dele e até lhe pedem suas músicas preferidas a cada nova madrugada.

Foi assim que seu Galetão se aposentou sossegado sem deixar a sua cidade triste.

Porém, desde que se aposentou o galo Galetão é obrigado a acordar bem cedinho, porque o canto do Galetinho nunca o deixa dormir até tarde.

Quem passa pelos arredores já pode ouvir os ecos do Galetinho cantor:

-COCO...RI-CÓ-COCÓ...acorda pessoal!