A ROCINHA DO VOVÔ (Conto)

Na rocinha do vovô Batista, tudo é quase como há cinquenta anos, exceto as florestas que ele derrubara, vendendo a madeira para as serrarias, afugentando até as onças que por ali ficavam.

O velho patriarca, descendente de portugueses, nada ali plantou, nem cacau, deixando de aproveitar o sólo fértil da região. Há na propriedade, apenas um pequeno lago de águas barrentas, um curralzinho com umas vinte vacas boas de leite, uma casa de farinha desativada, e até a água de beber, é colhida da chuva, com um método rústico, aproveitada das bicas que cercam o telhado...

De manhãzinha, o neto dele, chamado Dedé, pega a esposa, senhorita Maria, e o filho do casal que atende pelo cognome de Tato, e saem para tirar leite no curral do vovô Batista. Saindo de lá, eles vão ao outro curral da fazenda vizinha, também tirar o leite das vacas, chamando uma a uma, pelo nome...

- Vela Branca ! E ela responde:

- Muuuu!

- Pintadinha ! E ela por sua vez...

- Muuuu!

Mimosa também responde, com a mesma capacidade que gente tem.

- Muuuu!

E segue a mesma rotina no dia seguinte, e quase como cinquenta anos passados...

Emadilson de Jesus
Enviado por Emadilson de Jesus em 23/03/2011
Reeditado em 12/09/2015
Código do texto: T2865573
Classificação de conteúdo: seguro