Cigana... A Guardiã das Araras Azuis!!!
-Cigana a Arara quarentona, a mais antiga de todo o clã, estava atenta na floresta, suas amigas ararinhas azuis estavam esperando filhotes e ela precisava ficar em alerta contra todos os predadores existentes. Ela se sentia mãe também.
-Toda manhã... Ela ficava sempre em guarda , precisava despistar os caçadores- colecionadores que estavam sempre por perto, eles faziam plantão, montando várias armadilhas em toda parte, tentando de tudo para capturar as araras.
- Cigana não podia dormir em momento algum, a perpetuação da espécie dependia muito de sua ajuda e proteção.
- As ararinha- azuis estavam ameaçada de extinção há muito tempo pela ambição do homem, que não se importavam com nada, eles queriam mesmo era ganhar muito dinheiro pois cada uma delas valia uma fortuna para eles. Por este motivo... Cigana, a arara guardiã não se afastava do lado dos futuros filhotes da espécie, precisava ter muito cuidado, protegendo os ovos contra qualquer perigo, fazendo isto, ela deixava suas amigas e irmãs mais despreocupadas e menos estressadas, pois sabiam que Cigana estava sempre alerta.
- Faltava pouco para os filhotes nascerem, para orgulho das futuras mamães e também da arara Cigana, que se sentia responsável em ajudar na continuidade da espécie da sua família.
(Nesta segunda parte do conto infantil em série, relato a união, amizade e o companheirismos das araras azul)