A ARARA CIGANA!!
-Cigana é uma arara quarentona. A mesma, tem orgulho deste sub-nome carinhoso, como todos a conhecem.
- Toda noite, ela adora se reunir com suas primas,sobrinhas, irmãs, amigas, e rivais para contar como conseguiu este apelido.
-Ela relembra, que tempos atrás, quando os piores predadores (Humanos) apareceram para tentar acabar com a espécie das ararinhas azuis, visando o tráfico e a coleção destas , Cigana, sempre escapava das armadilhas colocadas pelo bicho-homem.
- Ela estava sempre alerta, o dia e a noite toda, enquanto suas irmãs ararinhas ficavam encolhidas com medo, cigana ficava á procura de um bom esconderijo para escapar das garras dos desalmados, pois sabia que a noite, quando tudo era escuridão elas eram presas fáceis aos caçadores e colecionadores que faziam qualquer coisa para capturar uma, que valiam uma fortuna.
- As araras que passavam o dia todo escondidas e encolhidas com medo, a noite, saiam de seus ninhos aliviadas, pensando que não existia mais perigo por perto e ao verem as bonitas armadilhas, feitas pelos caçadores, com frutos silvestres, elas não resistiam, pois estavam com muita fome e acabavam sendo capturadas.
- Enquanto isso, a esperta cigana aproveitava era para se mudar, fazendo isto, ela nunca ficava em um mesmo local por um dia, vivia de um lado para o outro como o povo cigano, e sempre convidava suas companheiras para fazerem o mesmo, mas nem todas as araras- azuis, tinham a coragem da esperta cigana.
-A arara audaciosa, não cansava de convidar suas irmãs, para fazerem o mesmo, ficando alerta durante o dia, estudando a melhor forma de fugirem, a noite, enquanto os caçadores se descuidavam na conversa, ou em uma cochilada, elas aproveitariam para se mudar de local.
- Fazendo isto, Cigana conseguiu que algumas irmãs ararinhas- azuis, escapassem das garras dos insensíveis caçadores- colecionadores e continuassem perpetuando a espécie, que ainda se encontra na lista de animais em extinção.
Neste meu primeiro conto infantil em série, abordo a ameaça de extinção da ararara- azul, a preocupação com a exploração e o tráfico, o comércio ilegal e a madadade humana por querer ganhar dinheiro com o sofrimento das mesmas.