QUEM CONTA UM CONTO...

(ANITA E O PRINCIPEZINHO)

-Vês aquela estrela?...

O principezinho apontou o céu, e o seu dedo frágil, recortado em contraste, fez o universo parecer uma tela pequenina, de veludo azul escuro.

Anita olhou, mas só viu o escuro, não viu o azul. Muito menos a estrela...

-Não, não vejo nada...

-Ah, isso é de teres ainda guardada muita luz nos teus olhos... - disse o principezinho sábio.

-Experimenta fechar os olhos. Vá, deixa a luz apagar, devagarinho, dentro dos teus olhos... guarda as imagens brilhantes no teu coração e encosta a porta, sem a fechares... só encosta, devagarinho...

Anita assim fez e logo sentiu um manto de paz envolvê-la... pareceu-lhe que a brisa da noite a atravessou devagar, e ela deixou-se ficar, de olhos fechados, no limiar da porta do seu coração. Hesitante, abriu os olhos e dirigiu-os outra vez para o escuro do céu.

-Ah!! que bonito! - disse ela, esquecendo-se da luz que abandonara.

-Vês?... Para vermos as estrelas, temos que nos cercar de escuridão!

-Pois é... agora já vejo: o azul intenso do céu, as estrelinhas a brilhar...

Virou-se de repente para o principezinho, mas ele já não estava ali.

-Principezinho! Principezinho!... Já não sei qual era a minha estrela! Diz-me!... Onde estás?...

O principezinho estava quase adormecido, sentado à beira dos sonhos.

-Hããã...

Bocejou e os seus olhos riram...

-Todas as estrelas podem ser tuas, agora que as descobriste...