UMA LIÇÃO DE... AMOR.
Nahim e Suzi são primas… Todas duas com dez anos de idade. Elas moram em cidades distantes e nas férias Nahim vem passar uns dias na casa de Suzi, para alegria desta que é filha única e gosta muito de sua prima.
Os pais de Nahim trabalham em roçados de cana e os pais de Suzi são médicos, as duas primas quando estão juntas brincam de tudo, Suzi está sempre dando roupas que já não quer mais para Nahim e esta apesar de aceitar, acalenta em seu coração o despeito e inveja da prima, mesmo precisando muito pensa consigo mesma: Suzi deve fazer isto, apenas para se exibir ou porque quer mostrar sua superioridade para mim, mas… Procura disfarçar estes maus sentimentos que tem, mostrando sempre um sorriso para sua prima, dizendo a ela que quando crescer terá muitos vestidos lindos iguais aos dela, comprará sempre o melhor para si, terá os melhores tênis e sapatos e uma vida luxuosa igual a de Suzi, a menina ao ouvir isto, sempre responde a prima:Nahim… Não é a roupa que diz quem a pessoa é, mas sim suas atitudes. Nahim orgulhosa logo revida: Você só diz isto por que é rica, não precisa vestir roupas usadas que nem eu, tem tudo o que todos querem, e precisam pra ser feliz, mas se fosse pobre… Pensaria igual a mim, tenho certeza. A menina… Ouvia tudo calada, pois já conhecia este jeito agressivo da prima, gostaria de poder ajudá-la mais e era a seu pedido, que Nahim sempre passava as férias e as festas natalinas em sua casa, sentia pela prima um amor de irmã. Mas sabia que a menina tinha inveja de tudo o que ela possuía, então sempre procurava repassar suas melhores roupas e proporcionar um pouco de conforto a ela.
Toda tarde… Elas sempre saíam para passear com seus pais, que gostavam da sobrinha como se fosse sua filha também, sem fazer nenhuma diferença a ela e mesmo sendo tratada desta forma, Nahim estava sempre insatisfeita com tudo que era oferecido por eles, reclamando sempre que o sorvete, a pipoca, ou o bolo de Suzi era sempre o melhor e mais gostoso do que o dela. Os pais da menina… Percebendo isto procuraram conversar com Suzi mostrando a ela que não consideravam a prima uma boa companhia para a filha, pois era evidente a inveja que tinha da mesma e Suzi apenas sorria dizendo aos pais: Precisamos entender esta atitude dela… Nahim está doente de ciúmes e inveja e eu gosto muito dela e se a afastarmos será pior, afinal são apenas dias que ela passa comigo depois ela volta de novo para casa vivendo sua dura realidade.
Os pais da menina, apesar de aceitarem este pedido, ficavam receosos pela filha. Com o fim das férias… Nahim teve que voltar para sua casa onde morava com mais quatro irmãos, sendo ela a única menina.
Passado uma semana… Recebeu a noticia que Suzi estava muito doente, queria sua companhia e Nahim, arrumada as pressas por sua mãe, seguiu viajem para a cidade. Chegando lá… Encontrou a prima deitada, muito pálida e seus pais estavam sentados ao seu lado e choravam inconsoláveis, pois já sabiam que não havia muito o que fazer por ela. Suzi pediu para a prima sentar ao seu lado, lhe dizendo que já tinha pedido para seus pais separarem tudo que ela possuía para lhe dar e não era só isto, pedira também para eles lhe ajudarem em sua educação, iria estudar na mesma escola que ela estudara, queria que a prima tivesse tudo o que ela sempre tivera durante seus treze anos de idade, todas as oportunidades como tocar piano, dançar balé, pintar, tudo. Nahim… Surpresa com o relato da prima perguntou a ela porquê desta decisão? E Suzi respondeu: Para que você seja uma pessoa digna e de bom caráter como eu sempre fui.
E assim… Foi feita a vontade da menina, para tristeza de seus pais. Mas Nahim… após a partida da prima, compreendeu a grande perda que todos tiveram, pois ela era muito boa, sempre lhe ajudando e desculpando seus caprichos e invejas, lembrou as sábias palavras da prima que sempre lhe repetia: Nahim… Não é a roupa quem diz quem somos e sim nossas atitudes. E não era mesmo, por mais que ela usasse todas as roupas que ganhara, jamais seria como a prima. Suzi era um anjo, sentiria muita falta da prima por que junto com as doações, ela também recebia… Uma lição de amor.
Nahim voltou para sua casa, e no seu quarto, olhando triste para os presente,pensou: Mesmo que vista todo o luxo destas roupas,não tinha como se comparar com a bondosa Suzi