APRENDENDO A PERDER!!
Lion acordou assustado, estava atrasado, pensava ele, hoje era um dia muito importante , dia de competição de natação, levantou rápido, foi tomar seu banho, depois desceu correndo as escadas, para tomar seu alimento matinal, beijou sua mãe Laura e sua irmã Luminar, todo eufórico, ao terminarem, os três se dirigiram para o ginásio onde seria o campeonato, Lion estava ansioso, sua mãe tentava lhe transmitir calma, dizendo a ele, que confiasse, pois tinha se esforçado muito, e que todos em sua classe e escola torciam por ele,e que os outros concorrentes, também tinha a mesma faixa etária de seus oito anos. Seu treinador chegou perto dele, para lhe dar as últimas orientações, encontrou os quatro colegas da escola, que iriam competir também. Todos foram se posicionar para o inicio das provas, era muita gritaria e nervosismo, Lion se saiu bem em todas, seus amigos foram logo desclassificados, restando apenas ele para representar sua escola, na última competição, só estava ele e mais um garoto de uma outra escola, Lion pensou que venceria com facilidade mais este concorrente ao troféu, mas... Ele perdeu, ficando em segundo lugar, para sua tristeza e de toda a escola, que esperavam que ele ganhasse, pois era o melhor nadador de todas as classes, Lion, viu em seu treinador a decepção estampada, todos surpresos por ele ter perdido, o menino saiu correndo ao encontro de sua mãe. Ao chegarem em casa, foi para seu quarto, onde pode chorar a vontade, pensando feliz, que no outro dia era férias, assim não precisaria enfrentar ninguém.
Os dias passaram e ele não queria mais sair para nada, deixando sua mãe preocupada com sua saúde, ela conversou com ele, explicando que nem sempre na vida ganhamos, que o válido é saber competir, valorizar todo o esforço que se faz, e que não somos infalíveis, que do mesmo modo que ele se preparou o outro menino também deve ter se preparado, Lion, disse a ela, que todos na escola esperavam o troféu dele, que sabiam que ele ganharia esta competição, por que consideravam ele o melhor da escola, Laura, esclareceu que sempre temos alguém melhor do que nós, que devemos aprender a perder, por que faz parte do nosso aprendizado, o menino mais aliviado, abraçou a mãe agradecendo por ter lhe entendido, Os três, saíram para passear, Lion e Lumiar escolheram o zoológico, chegando lá Lion já estava bem melhor,rindo de todos os animais engraçados, envolvido no passeio, foi comprar pipoca para todos e para sua surpresa, o vendedor era o ganhador da competição de natação, ao ver Lion, foi cumprimentá- lo pelo bom desempenho dele, onde contou que era bolsista na escola, e ter ganho este prêmio, renovou mais um ano de estudo, e que antes de morar na cidade grande, veio do interior, onde morava perto do rio, e que nadava desde criança, e que na nem treinador ele teve , era ajudado apenas pelo professor de educação física. Lion ao escutar toda este relato de Renato, naquele momento, viu em seu antigo adversário, um novo amigo e merecedor de ter ganho aquele troféu, tão desejado por ele.