A VITÓRIA DOS GALOS!!
Guto, vivia coM seus pais e sua irmã Serena, de sete anos, em uma pequena cidade , na zona da fazenda, ele tem nove anos, é um menino sempre disposto a todos ajudar, que ama a natureza e todos os animais.
Gosta de acordar cedo com o cantar dos pássaros, sempre disposto a estudar, por que quando crescer quer ser médico veterinário. Perto de sua casa mora um poderoso fazendeiro, que todas as noites, em sua casa, sempre recebe muitas visitas, de perto, de longe, para comemorarem, ficnado até tarde, a maior barulheira. Guto, curioso, sempre pergunta aos pais, o que acontece por lá... No que sempre eles respondem: Filho, não sabemos que tipo de festa eles fazem.
Guto, não se deu por vencido, queria descobrir, precisava arrumar um jeito, não sabia como, pediu ajuda a irmãzinha. A noite, depois de jantar, saiu pela janela do seu quarto para chegar a cerca do seu vizinho, hoje ele descobriria o que acontecia ali, entrou bem devagar, onde pode ver de longe, o motivo de tanto festejo... Briga de galos, que horror, pensava Guto, viu os animais, já cansados de lutar com vários outros galos, todos sangrando, coitados... Precisava fazer algo, não podia deixar eles apanharem até morrer. Teria que achar uma solução voltou para casa, e contou a Serena, o que acontecia, a menina ficou penalizada ao saber, e juntos começaram a pensar em várias idéias, Soltariam os galos no outro dia.
Na outra noite, passado um bom tempo, Guto voltou a fazenda, com sua irmã, vigiando para que seus pais nada desconfiassem , ele abriu as portas do galinheiro, e pronto, serviço feito... Foi um festival de galos correndo, gritando, para tudo que era lado, estavam livres da tanta maldade. Guto também tratou logo de fugir, não podia ficar por ali, nem pensar em ser pego.
Ele acordou feliz, pois sabia que a noite, nada mais de farra e nem de brigas de galo na casa ao lado. Era o fim, ele a Serena comemoraram em silêncio foram para a escola,e a noite, na hora do jantar, escutaram de novo o mesmo barulho de carros, de algazarra, pessoas rindo, e ficaram sem entender nada. O que teria acontecido? Subiram para seus quartos e de longe puderam ver o dono da fazenda dizendo aos seus convidados... Galo novo, aqueles velhotes fugiram, mas já nem serviam mais, estava muito fracos, consegui bons galos de brigas. Céus... Pensaram os dois: E agora? O que fariam? Precisariam de um outro plano, de que adiantava soltar os galos? Se o fazendeiro ia comprar outros? Os dois passaram horas pensando em vários planos, até que Serena disse: Devemos fazer algo com senhor Juca, ele precisa entender que não tem o direito de maltratar os animais, Guto disse a irmã: Ele é muito importante na cidade, as pessoas não vão querer se meter com ele, precisamos de algo mais... Serena disse: já sei! Vamos dar um susto nele... Faremos o seguinte: A noite, quando tu fores lá, nada mais de abrir o galinheiro,mas, serás a voz da consciência do fazendeiro, dirá a ele, quando estiver dormindo, que todos os galos, que já morreram na briga,foram se queixar para Deus, contra ele, e que se não parar com isto, eles, os galos, irão abrir todas as porteiras da fazenda para os animais fugirem. E assim Guto, toda noite, se dirigia ao quanto do senhor Juca, para lhe sussurrar estas mesmas frases. O fazendeiro ao acordar, ficava lembrando de um sonho estranho, tinha a impressão de ouvir a voz de um anjo que lhe falava sobre a briga de galo, da fuga de animais em sua fazenda, e ele lembrou que nunca descobriu como todos os seus antigos galos fugiram do galinheiro . Senhor Juca não queria ir para o inferno e nem queria perder todos seus animais, e a voz lhe repetia por várias noites a mesmas palavras... Pare de colocar os galos para brigarem, eles vão se queixar para Deus, seus animais vão fugir, e o senhor vai ficar pobre, ou... O senhor vai para o inferno, que é lugar de quem maltrata os animais... Neste plano Guto se empenhava, teria que dar certo.
De tanto ele insistir, Senhor Juca com medo de ficar pobre, de ir para o inferno, decidiu acabar com aquele festival de maldade,em sua fazenda, nada mais de briga de galos, não queria mais saber desta diversão , jogaria cartas, ou dominó, qualquer coisa, menos briga de galos.
Guto e Serena, felizes com o sucesso de seu plano, ficaram aliviados: E comemoraram a vitória dos galos.. Todos eles , agora estavam salvos.