A TRISTEZA... FUGIU!!

Tenan, é um menino de oito anos, mora com seus pais, em um condomínio de apartamentos. É um menino muito inteligente, esperto,bom amigo, sempre querido por todos.

Todos os dias ao voltar da escola, ele passava em frente a um hospital,onde tinha, uma grande janela que dava na ala para os idosos, ele sempre olhava pela janela, e via diariamente, aquelas pessoas com semblantes de sofrimentos e tristeza. Ao chegar em casa, sempre perguntava a mãe se podia ir visitá-los, ao que ela respondia: Tenan, tu ainda és uma criança, e hospital, não é lugar para crianças, seu pai complementava, meu filho... Eles tem família, isto é problema de adultos.

Tenan, não se conformava com estas respostas, e aquela cena, era contínua , pois o hospital, era seu caminho diário, queria fazer algo para ver aquelas pessoas sorrirem, mas não sabia o que e nem como fazer. Um dia em uma atividade extra- classe em sua escola, apareceu um grupo de teatro, com apresentação de fantoches, com muitos risos, encantos, cores, nomes, o que fez na hora,Tenan ter uma idéia.

Ao chegar em casa,Tenan foi logo para seu quarto, onde pegou uma meia sua, muito colorida, e um saco de papel, ali ele começou a fazer seus fantoches, com muitos enfeites, recortes, depois de pronto, guardou logo em sua mochila. No outro dia ao voltar da escola, pegou o caminho para o hospital, chegou bem perto da janela dos idosos, subiu em um caixote, ficando na ponta dos pés, dando um forte assobio com um apito que tinha, ele colocou o primeiro fantoche que representava uma cobra a vista de todos, depois colocou o outro que representava um canário, e dramatizou uma cena entre os dois personagens, chorou, sorriu, brigou, imitou varais vozes de seus personagens, que fez o primeiro idoso sorrir, sendo seguido depois, pelos demais. Finalmente, Tenan encontrou um meio para ajudar aqueles vovôs a saíram da tristeza e solidão em que se apresentavam. Agora sempre que chegava da escola, criava novos personagens para seu teatro da alegria, isso o deixava muito feliz, depois que ele terminava os novos fantoches,ia brincar com seus amiguinhos.

Os idosos, já esperavam por aquela animação, aos poucos eles iam melhorando, por que sua grande doença era a tristeza, a solidão, e alguns até participavam junto com o menino das narrativas. Certo dia a mãe de Tenan, ao voltar para casa, viu de longe aquela cena. Seu filho estava todo esticado, na ponta dos pés, com os braços todos dentro da janela do hospital, ela ficou sem entender o que era aquilo,chegou perto dele chamando-o, fazendo com que ele ficasse muito assustado, ela lhe perguntou: O que tu estás fazendo aqui, nesta área do hospital? O menino, reponde a ela: Mãe... A senhora me disse que eu não podia entrar no hospital, por que eu poderia adoecer... Mas veja, estou do lado de fora... Sua mãe ficou sem ação, com a atitude do menino, ao olhar para dentro, ela viu os idosos, todos estavam preocupados com a situação do menino . A mãe de Tenan, se emocionou com o gesto do menino, com a atitude de uma criança de apenas oito anos, atitude que ela nunca teve, e que jamais pensou. Ela entrou no hospital, procurando pela assistente social para ver se conseguia permissão para eles dois fazerem uma visita fraterna, uma vez por semana, no que foi liberado pela assistência. Assim feito, ela passou a ajudar Tenan na confecções de novos fantoches e personagens,tudo com muitas cores, brilhos, retalhos, botões, saias. Tenan agora não precisava mais ficar do lado de fora da janela, todo esticado para ajudar aqueles que já considerava parte de sua família.

E a tristeza? Onde ela foi parar? Ela sumiu daquele lugar... Pois sabia que reinaria sempre ali, pessoas alegres a gargalhar.

Escritora Dotthy
Enviado por Escritora Dotthy em 29/11/2010
Código do texto: T2644112