A CORAGEM DE SOFY!!
Sofy, é uma tartaruga de três anos, ela nasceu muito pequena em relação as outras tartarugas, por este motivos, seus primos e amigos sempre citavam esta diferença entre eles, sempre que saíam para brincar, não deixavam ela ir, pois diziam: Tu só vai nos atrapalhar, és muito pequena, não aguenta nem correr, dizendo isto, se afastavam deixando Sofy triste em um canto. Ela saia para conversar com suas duas amigas, Dona galinha Carijó e Gema estalada, que lhe recomendavam... Não ligues pequena Sofy, nós não somos medidos pelo nosso tamanho, mas sim pelo que somos, Dona gema estalada complementava, não tens que te intimidar com eles, não dê importância , mesmo que não queiram, precisas te integrar, afinal vocês são todos iguais, não se sinta diminuída com o que eles pensam.
No outro dia, Sofy lá estava entre eles, mesmo contra a vontade, ela iria brincar, eles, para desanimarem ela, faziam corridas, pois sendo ela pequena, sempre chegava por última, mas nada fez ela desistir. Todos os dias eles inventavam brincadeiras para ela ter dificuldades, mas Sofy persistia, sempre. Ela pensava consigo mesma: Eles ainda vão ver o valor que eu tenho, e este dia chegou, não do jeito que ela pensava ou queria, mais chegou.
Eles estava retornando de mais uma brincadeira, com Sofy sempre atrás, quando todos ouviram o barulho afinado de vários gaviões, foi o maior desespero, todos correndo com medo de serem presas deles, Sofy chegou perto de um tronco caído ,chamou todos seus amigos para entrarem, entrando ela primeiro, mas... Quando ela olhou para trás, percebeu que não dava para eles entrarem pois eram muito grandes, Sofy, ficou assustada e nervosa, pois sabia que eles não teriam escapatória, precisava fazer algo para ajudar todos, começou a rolar com o tronco, fazendo o mesmo sair do lugar que estava deixando um vago embaixo, onde seus amigos entraram, depois ela rolou de novo, fazendo o tronco ficar por cima deles. Passado um tempo, nada mais de gaviões, todos saíram do esconderijo, saindo Sofy depois, voltaram apressados para casa.
Chegando lá, ao se recuperarem do susto, olharam para a pequena Sofy, que poderia ter salvo apenas a si mesma, mas pensou e lutou por todos eles, ficaram admirados com tanta coragem de alguém, que sempre fora destratada. Todos refletiram em seus atos impensados, se desculparam com ela, se sentindo diminuídos com este gesto tão nobre da parte dela, perceberam que realmente, tamanho não era documento.
Agora, em todas as brincadeiras, a pequena Sofy, já não era mais descriminada, mas era respeitada por todos, nada mais de brincadeiras para ela desistir... Todos aprenderam a lição.