ÍRIS E AS NUVENS!
Dona nuvem maior, pediu aos seus emissários para convocarem uma areunião extraordinária com todos. Eles fizerem o trabalho, deixando todas as nuvens em polvorosas.
A reunião ficou marcada para as 17 hs,Todas as nuvens foram convocadas, as idosas, as aposentadas, as maduras, as jovens, elas não entendiam o por que desta reunião, pois estavam fazendo seus trabalhos direitinhos, chovendo todos os dias, semanas, meses,etc, Dona nuvem maior foi a última a chegar, informando o motivo de tal convocação.
Ela contou que em um reinado muito distante, viviam uma rainha Cordata, com suas duas filhas, Dorothy e Íris, as duas eram gêmeas, sendo que Dorothy era mais velhas que sua irmã por trista minutos, sendo por direito a primogênita, já Iris era a segunda. As duas foram criadas de forma igual pela mãe, que amava as duas, mais que eram muito diferentes entre si.
Dorothy, era meiga, bondosa, muito generosa com todos que a cercavam, já Iris era muito diferente, se sentia superior por ter uma linhagem clássica, não aceitava a igualdade entre os subordinados e ela. Sua mãe, ficava muito triste com este seu comportamento.
Íris, pensava consigo mesma, Doroti não será boa rainha, é coração de manteiga, sempre se compadecendo de todos os criados. Eu seria rainha melhor, assim em seu íntimo estas idéias iam ficando mais fortes a cada dia... Mas como? Se ela não tinha direito ao trono.
Todas as manhã, Doroti saia para visitar uma antiga serviçal que se encontrava doente, sempre a convidava, a qual Íris respondia: Eu não nasci para isto. A irmã sempre que saia no caminho da floresta,marcava nos galhos das árvores, uma tira de pano vermelha, para não se perder, por que a casa ficava longe do castelo. Íris teve uma idéia: E se essas tiras sumissem? Sua Irmã não acharia mais o caminho de volta, e ela seria enfim a rainha. Sendo assim ela pensou em colocar fogo na floresta, onde tudo ia queimar, não desejava mal a irmã, apenas queria que ela se perdesse. Dona nuvem terminou seu relato, pedindo a todos os presentes sugestões, idéias , para impedir Íris de fazer tal loucura, Alguns diziam, vamos pedir para o senhor raio cair na cabeça dela, outros diziam, vamos chover muito para que ela adoeça para sempre, mas... A nuvem menor, recém formada, deu esta sugestão... Por que não nos concentramos, para chovermos forte apenas em um lugar, fazendo formar um córrego, onde Iris será levada pelas força das correntezas? A maioria aprovou a idéia, e logo saíram a caminho de lá.
Chegaram bem na hora em que Íris ia incendiar a floresta . As nuvens se formaram em grande quantidade, logo vindo a chuva a lhes acompanhar... Essa não: Pensava Íris, preciso ser rápida, mas não pode fazer mais nada, a chuva foi torrencial, não lhe dando tempo para voltar, não conseguia nem ficar em pé pelas forças da água, caindo no córrego logo a frente, foi arrastada para bem longe de sua casa.
Depois de muito tempo, quando ela conseguiu se levantar, com a chuva já cessado, estava em um vilarejo que não conhecia, sentia fome, sede, frio e medo, parou na frente da primeira casa, e pediu alimento, na qual foi expulsa, assim acontecendo em todas as casas, nada adiantava ela dizer que era uma princesa, as pessoas só faziam rir . Já muito cansada, parou em frente a uma casa velha, quase caindo, onde bateu receosa, saindo uma senhora bem idosa, que veio lhe perguntar o que ela queria: Íris repetiu tudo de novo, onde foi que percebeu que ela era sua antiga babá,a velhinha, estava cega, não reconhecendo Iris, mas se prontificou e convidou-a ali morar .
Íris, na hora se arrependia, pelos maus tratos que sempre dispensara aquela boa senhora. Agora, pensava em sua mãe, lembrou seu maldoso plano, querendo afastar mãe e filha, não pensou nem um momento na dor que a mãe sentiria, mas só em seu egoismo, sua ambição desmedida.
Toda as noites ela chorava de saudade, de dor, remorso, vergonha. continuou outra vida com sua antiga babá, aprendendo com o sofrimento lições morais, de casa, da horta, tudo aquilo que um dia se negou a aceitar... Uma manhã, bem cedinho ela escutou ao longe, o som de cornetas, parecidas com a do castelo, e ficou assustada e nervosa, bateram a porta, onde ela foi abrir, e para sua surpresa, encontrou sua irmã Doroti,ela não suportou a emoção, se ajoelhando a seus pés, contando toda a verdade, As duas ficaram um bom tempo abraçadas, até que Íris perguntou por sua mãe, Doroti então contou que a mesma, depois do seu sumiço, adoeceu gravemente de tristeza e saudade, e complementou que prometera a sua mãe mover céus e terra par Íris encontrar, fazendo dela a rainha.
Íris ficou desolada com esta notícia, mas sua irmã lhe disse, que o arrependimento lava o coração de todas as culpas, que isto tudo tinha servido de lição a ela. As duas, mais a antiga babá, voltaram para seu reinado.
Íris, foi coroada rainha, sua irmã Doroti , tinha renunciado ao trono como prometera a mãe, Mas... Esta íris agora, era diferente daquela que um dia fez Dona nuvem maior reunir todas as nuvens para arrumarem um plano de emergência. Entre as nuvens, a nuvem menor que foi a autora do excelente plano assumiu o lugar de Dona nuvem maior já aposentada.
E assim a felicidade e a paz reinaram naquele distante local.