MEU CÉU É VIOLETA, E O TEU?

Cristal era uma menina de nove anos, morava em um cidade pequena do interior.Todos os domingos ia a missa com seus pais e irmão Hugo. Aquilo já era um hábito em sua família, ir a igreja, ela gostava de sentar em um local em que pudesse observar a todos. Sempre que chegavam em casa, perguntava a sua mãe, Por que o padre só usa a cor preto ou cinza? E a Dona madalena que só usa marrom? E as outras senhoras que só usavam roupas escuras e tristes? Tão sem graça e sem sorriso , por que elas não usam verde, vermelho ou violeta, que nem a flor? E as meninas de minha idade, só usam branco, róseo ou amarelo? Sua mãe pacientemente lhe explicava : Filha esta cidade é antiquada, acreditam que usando estas roupas, estão obedecendo aos bons costumes pedidos pelo nosso padre, então é normal as pessoas que já tem uma idade usarem cores sóbrias.Cristal lhe respondia... Mas as outras cores são tão lindas! Ela adorava pintar, desde os três anos desenvolveu esta aptidão para pintura, sem ninguém ter lhe ensinado. Ela gostava de dar cor as antigas fotos da família que eram todas em preto e branco, aos poucoscoloria os vestidos de suas tias, as blusas de suas primas, as calças de seu avô e pai, quando terminava, olhava todas e pensava... Antes era tudo sem alegria, todos pareciam que estavam doentes, agora que eu colori, tudo tem um novo sentido..

Por pensar assim, estava sempre colorindo ao seu redor, seu quarto eram em quatro cores, do seu irmão também... A casa tinha mais de oito cores ao todo, ela sempre justificava dizendo: As cores deixam tudo com vida, alegria, forças,dizia sempre para seu irmão, se uma pessoa já é triste, e usar uma roupa preta ou marrom, fica mais tristes ainda, seu eu pudesse coloria a roupa de todos eles, até do padre Germano.

Quando suas amigas iam a sua casa para estudar diziam a ela... Eu queria ter um quarto igual ao teu, com cores azuis, branco, verde e carmim, mas minha mãe me diz que isto é coisa de louco, que quarto e roupa de menina tem que ser branco ou amarelo , e a casa toda também, ela respondia: Isto não é verdade, as cores são para alegrar tudo o que nos cerca, veja só, o sol é amarelo , o mar é azul, as árvores são verdes, as estrelas são brilhantes, e vermelhas são as maçãs, o céu e azul, mas por mim seria violeta, então onde passamos vemos sempre as cores alegrando nossos dias, e nossas noites, suas amigas concordavam, é verdade.

Todos os dias, Cristal pedia para sua mãe lhe acordar bem cedinho, pois queria ver o sol nascente da sua janela, era sua primeira atividade do dia, Ha... Ela achava lindo o céu ir tomando uma cor diferente, mistura da noite indo embora com o dia que se avizinha, era sua maior inspiração para pintar, a expressão da emoção. A tarde depois que chegava da escola, ficava na entrada de sua casa que tinha vista para o mar, para esperar o por- do- sol,quando isto acontecia, ficava embevecida com tanta beleza, era um espetáculo , o céu ficava multi-colorido, deixando de ter apenas uma cor, nos dias que chovia, tinha também o arco- íris, que fazia tudo cintilar nas águas do mar, sempre com lindas tonalidades, dando um show a parte, uma obra de arte, que pintor nenhum seria capaz de expressar em suas telas tanta sensibilidade .

Cristal quando retornava do mar pensava... E se o céu fosse violeta? Ficaria muito lindo no seu contraste com o branco das nuvens, ela então pegava seus pincéis, as tinta e começava a misturar, a minha cor preferida eu vou encontrar... Depois de ter tentado com muitas cores, enfim conseguiu, azul +vermelho= Violeta.

Que felicidade sem fim para mim, agora o meu céu será da minha cor preferida a Violeta. á que eu não tenho e nem posso colorir o nosso céu por ser muito alto para mim , em minhas telas, ele eu vou mudar, de agora em diante,nada mais dele ser azul, meu céu será sempre violeta.

Escritora Dotthy
Enviado por Escritora Dotthy em 20/11/2010
Código do texto: T2626984