Horácio e o Sabiá.
Horácio era um gato cheio de manhas e manias. Mimado ao extremo por seu dono Edgard...
Ele até se considerava parte integrante da família... Com direito a poltrona e tudo, o folgado. Tinha que aproveitar toda as regalias que tinha como um gato.
Ele adorava ficar na entrada da casa, na varanda, olhando o movimento na rua... O vai e vem das pessoas... Era seu passatempo preferido.
Um dia aconteceu algo que mudaria a vida de Horácio para sempre. Uma mudança, uma nova família iria morar na casa em frente a sua... Mas não era apenas uma família... Junto com pais,e filhos tinha também Nany, uma linda gata branca siamesa dos olhos verdes... E para completar... Um sabiá.
Aquilo para ele foi um desaforo, Pois ele era o único gato da redondeza há anos... O xodó de toda garotada, e dos adultos também.
Horácio ficou entre chateado e enciumado, E se não bastasse, ainda tinha o tal... O sabiá... Aos poucos Horácio foi se aproximando da casa em frente, precisava fazer algo... Que história era esta? Fazia anos que não pintava outro gato na vizinhança... Se encheu de coragem e chegou bem em frente aos dois... Nany e o incansável sabiá.
Pobre Horácio, por esta ele não esperava, ele que foi disposto a fazer a maior briga, acabou enfeitiçado pelos lindos olhos da Nany, a gata.... Ele ficou na frente dela todo bobo, parecia petrificado por aquele intenso olhar, e também pelas penas do sabiá... Que vontade danada de comer aquele passarinho. Mas Sabiá era o protetor da Nany, quando algum engraçadinho se aproximava dela... Lá vinha o canto do encanto.... Aparecia na hora Violeta, dona de ambos, com a vassoura e vapt...Vassourada nos gatos candidatos..
Essa não... Pensava Horácio, precisava se livrar com urgência deste intrometido sabiá... Mas como? Passou dias arquitetando um plano, tinha que ser infalível... Já sei...Pensou ele, pedirei ajuda ao seu dono Edgard, ele que já tinha se apaixonado diversas vezes... Teria uma solução para este problema.
Horácio esperou Edgard chegar e relatou tudo a ele... Queria providências contra aquele sabiá... Ele que fosse cantar em outro lugar... No meio dos galos, pensava ele. Edgard ficou a rir do seu gatinho... Mas se propôs a ajudar o pobre apaixonado.
A noite depois do jantar,os dois saíram, Horácio estava todo ansioso, era hoje que daria um fim no tal metido.
Edgard fazendo o costume da boa vizinhança, chegou na porta bateu palmas... Ô de casa... Boa noite, tem alguém ai? De repente... Eis que surge na porta, nada mais, nada menos, que Violeta, a dona do talzinho... Vestida com uma linda roupa lilás, perfume de orquídeas, olhos cor do mar... Coitado do pobre rapaz...
Foi enfeitiçado na hora pela bela vizinha... E ela? Também foi fisgada, Ficou parece uma estátua, presa no olhar do belo rapaz. Pronto... Pensou Horácio! Achei que iria me livrar do sabido Sabiá, para poder namorar a Nany... Mas não... Nada deu igual ao que eu queria e planejava, me livrar do esperto Sabiá... E agora?O que faço eu? Pensou ele.
Mas Edgard, todo enamorado da bela Violeta, foi convidado pela mesma para entrar, conversar, conhecer os pais e jantar, disse a ela: Eu já tive um sabiá igual ao teu, até a cor é parecido... Ele pode entrar conosco para eu escutar seu lindo canto ? Pediu a Violeta... Ela, respondeu na hora toda solicita... Mas é claro, sei que Nany ficará em boa companhia lá fora com seu gato Horácio, acredito que os dois vão se dar muito bem.
Horácio ouvindo tudo, olhou para seu dono com um jeito de quem não entendeu é nada. Só depois é que percebeu que Edgard tinha arrumado um plano para ajudar os dois, isto sim.
Enquanto estava lá dentro com Violeta no maior romance, tendo como companhia o Sabiá, ouvindo seu canto do encanto... Horácio podia livremente namorar Nany.
Sendo assim, toda noite lá iam os dois... Edgard muito apaixonado por Violeta e seu gato ao lado todo enamorado.
Nada mais de vassouradas, pensava Horácio aliviado