_Por que hoje é feriado? pergunta Lucas.
_ Hoje é dia de Finados, um dia de saudade pelos que já se foram desse mundo...
Lucas ficou olhando e pediu que vovó contasse mais sobre isso...
_Todos nós gostamos das pessoas com as quais convivemos, dos animaizinhos que pela nossa vida passaram...
Mas na vida, tudo tem um tempo, um ciclo...
Há o tempo de nascer e o de morrer também...
Quando a morte leva alguém de pertinho de nós, ficamos tristes, sentimos falta, sofremos e depois, tudo se transforma numa saudade mais doce...
Passamos a lembrar tudo de bom que vivemos junto a eles, tantos momentos lindos e esses ninguém há de nos tirar...
Ganhamos a consciência que aquela pessoa ou animalzinho está num lugar tranquilo e onde há Paz.
Por isso, vamos viver bem, amar muito a todos que nos rodeiam ...
Depois, quando o ciclo terminar, saber que só a passagem por aqui acabou, mas há mais e melhor...
Hoje é um dia em que nossas saudades se manifestam mais...
Quando a vovó era pequena, esse dia era silencioso, tudo calmo, quase nem buzinas se ouvia...
Hoje tudo mudou, mas que dentro do coraçãozinho de cada um, continue a lembrança que ,pra ser bem franca, nem precisaria de data especial.
É apenas um dia por ano pra marcar essa saudade.
E essa saudade existe e está em nós e qualquer momento é momento pra lembrar alguém que nos deixou...
Lucas agora, já brincava com seus tijolinhos e fazia um prédio grande com eles...
-Vovó, obrigado por me ensinar,mas agora quero brincar e vamos jogar ludo?
Isso é bem melhor do que ter saudades,né vovó?
_ Vovó, com os olhos marejados, disfarçava...
_Por que estás assim, vovó?
_ Nada,Lucas! Estou feliz, por seres capaz de entender tudo.
Abraçaram-se e foram jogar...felizes!