Riso e Lágrima (Fábula)

Ia o Riso todo contente e folgava ao passear em dia lindo. Mas com que surpresa encontra a Lágrima, triste e lacrimosa. Muito acabrunhada, no banco mais escuro do jardim.

Quis logo saber o Riso o motivo de seus muitos ais, ao que responde a Lágrima, depois de suspirar:

- Sou chegada da casa da Separação. Ela disse que Riso e Lágrima não podem andar juntos, caminheiros na mesma estrada. Não, isso não! E começou a chorar inconsolável.

- Mas que bobagem é esta se sempre fomos de andar bem juntinhos? E depois um rosto humano sem Riso e Lágrima não desvela emoção.

Nisso é chegando a Separação, que vai logo metendo o bedelho na conversa, por onde não foi chamada:

- Xô! Xô para os dois. Cada qual para o seu lado. Que absurdo me proporcionam... Riso e Lágrima lado-a-lado?

E a Lágrima que é de se deixar intimidar e por ter uns súbitos de mártir, já se preparava por despedida. E do amigo se afastar, mas Riso que é mais de ousadias e como ninguém sabe brincar o Jogo do Contente, protesta com uns ditos de verdade. E risonho...

- Diz-me Senhora das Aflições, não se envergonha por querer nos separar? E depois quem precisa de tanta Lucidez? Sempre Riso, sempre Lágrima, somos nós... Sempres e juntos na carinha rubra de uma criança levada.

Ao que a dama responde, um tanto sem graça. Quase aflita por consultar os astros:

- Como os vejo tão distintos!... Um de uns tristes, outro lépido de sorrir. Pensa por instantes e diz: - Penso que devem seguir por rotas, em separados Riso-Lágrima, cada um por sua só estrada.

Então a Lágrima toma coragem e também vem por legítima defesa:

- É que somos os dois, sempre juntos a pôr mais graça nos sentires. E feliz seria a Separação se visse como vejo Riso e Lágrima ladeira a baixo em rosto lindo de encanto.

- Deus dos Fabulosos! Diz a Separação: devem os dois andar por embromação ou com febre de delírios? Como pode ser feliz a menina de face pálida à Lágrima e ao mesmo tempo o Riso fazendo-lhe cócegas nas maçãs do rosto? Um fazendo fendas para desaguar, o outro avolumando-se e escorrega nos contentamentos.

Ao que respondem os dois, Riso e Lágrima:

- Bem percebemos! A Separação não conhece a Judy? Menina muito contente, entre Riso e Lágrima por uma boa estória... No Fio da Palavra por criança.

E assim naquele dia foi desfeito: menos um engano no Mundo. Compreendeu a Separação e ainda se compromete a espalhar a boa nova: Riso e Lágrima sempre foram de andar juntos, desde o princípio do Humano.

É verdade! O rosto que chora é o mesmo que principia ou põe o ponto final da emoção com risada. E Riso e Lágrima chegam-se a ponto de se confundir. Portanto não se assustem ao encontrar por aí, Lágrima risando e Riso todo molhado.