O PAPAGAIO LOURO*

Era uma vez um papagaio chamado Louro. Todos os dias pela manhã ele acordava gritando, então todos da casa também acordavam. Uns ficavam contentes, outros, nem tanto.

Ele morava em cima de uma gaiola velha, que pertencera a um pássaro preto sortudo que escapara do cativeiro para viver livre numa fazenda.

Certa vez, pensando que o papagaio poderia estar se sentindo muito triste, sua dona resolveu levar para casa uma jandainha do mato. A tal jandainha estava muito maltratada, pois alguns moleques jogaram-lhe pedras, chegando a feri-la e a quebrar-lhe uma asa. Infelizmente, devido aos maus tratos que sofrera, a jandainha era muito nervosa e, ao invés de se tornar uma boa companhia para o papagaio, os dois se hostilizavam constantemente.

A jandainha passou a se chamar Tamí e era mesmo muito valente. Apesar de ser pequenina, ela enfrentava o papagaio que devia ter o dobro do seu tamanho. Se ele tentava se aproximar dela, levava bicadas nos pés e até no bico.

O papagaio é bem tranquilo, mas há momentos, que ele também se zanga. Então, a jandainha leva a pior, pois em meio a sons agudos e guturais, ela acaba sendo empurrada de cima da gaiola ao chão. Nesse momento entra em cena o gato, que corre até lá a lamber os beiços. Atrás dele, porém sempre está a dona desses bichos que sempre salva a jandainha no último instante.

* Kelly Vyanna. Membro da ACEIB/DF.

Disponível em: www.aceib-gremioliterario-df.blogspot.com

http://kelly-literatura.blogspot.com/