O Gnomo João*
Hoje vocês vão conhecer um gnomo, João é o seu nome
Ele é verde e bem pequenino. Verdes seus olhos também são
Que gracinha é o João! É bem narigudo e usa um gorro pontudo,
botas de camurça também e as calças largas que ele tem, quase sempre deixam aparecer sua cueca samba-canção.
João mora numa floresta encantada e sua casinha fica no tronco de uma árvore, onde ele sobe sem escada. Sua família é muito grande, ele mora com o papai e a mamãe gnomo e também com os seus vinte irmãos.
Mas, em meio a tanto irmão, porque o escolhido nessa história é o João?
Ora, porque João é o mais serelepe. Ele pula de galho em galho, parece um raio.
O gnomo João esparrama borboletas, faz filhote de passarinho voar, grita para o eco sem parar. Dança de noite fingindo tocar guitarra, corre fazendo muita algazarra, faz apito de bambu. O gnomo João é barulhento pra xuxu!
Mas quando a noite chega, os olhinhos do João ficam mais juntinhos ainda e começam a coçar. Ele entra na sua casinha no tronco da árvore, deita na sua caminha e pede uma historinha. Mamãe gnomo vai à janela e olha lá fora. Começa a criar uma história. Descreve ao pequeno tudo que ela está vendo. Ouvindo o que ela lhe diz, João adormece feliz.
* Kelly Vyanna. Membro da ACEIB/DF.
Disponível em: www.aceib-gremioliterario-df.blogspot.com
http://kelly-literatura.blogspot.com/