O Indiozinho *
Havia um menininho que nasceu numa tribo de índios e por lá viveu com sua mãe e os irmãozinhos, de maneira bastante feliz e em liberdade. Lá ele tinha tudo de que precisava: o carinho e os cuidados da mãe, a companhia dos irmãos, frutas em fartura e tudo mais que a natureza poderia lhe oferecer.
Um dia, porém o indiozinho se perdeu e foi parar numa estrada. Sem rumo ele continuou a caminhar, estava muito amedrontado e já nem sabia onde estava. Passando um caminhão, alguém o encontrou e, por não compreender a sua linguagem e, vendo-o tão perdido o levou para longe da tribo.
O indiozinho foi parar na cidade grande e encaminhado às autoridades que deveriam decidir o que fazer com ele. Longe da mãe, dos irmãos e de tudo o que conhecia, o indiozinho emudeceu e nunca mais disse uma só palavra. Também nem adiantava, pois ninguém entendia o que ele dizia, poucos eram os que tentavam realmente lhe escutar.
Assim o tempo foi passando e o indiozinho pensava que jamais encontraria sua mãe de volta. Ele não sabia que ela nunca desistira dele e, após andar por muitos lugares à sua procura ela finalmente soube notícias de que o seu filhinho fora levado à cidade e estava aguardando que uma família de brancos o adotassem.
Sua mãe índia, porém não permitiu que isso acontecesse, junto com outros índios da tribo, ela conseguiu se comunicar com as pessoas que guardavam o indiozinho e, após muitas discussões, ficando provado que o menino pertencia mesmo àquela tribo, finalmente mãe e filho puderam se abraçar novamente e o indiozinho voltou para o seu lar.
* Kelly Vyanna. Membro da ACEIB/DF. Disponível em: www.aceib-gremioliterario-df.blogspot.com ou http://kelly-literatura.blogspot.com/