A fadinha do dente

A Fadinha do dente

Em noites de sonhos, o vento de uma terra distante, com cheiro de mar, amarrado na vassoura da fadinha Teté, entra pelas janelas das casas das crianças e mil coisas acontecem...

Uma coruja pia (quebrando o silêncio na torre do castelo)... Huu... Huu-huu-huu.

E de longe, bem longe se vê surgindo de trás de uma nuvem matizada de fios dourados da lua, toda vestida de branco, a fadinha Teté. Gira no ar, dá voltas e reviravoltas, uma das mãos no chapéu e a outra no cabo da vassoura, graciosamente a favor do vento.

Como para se banhar nos raios lunares, empina o cabo da vassoura, e larga após no céu... Deixando rastros de palhas lilases da vassoura no voo ligeiro e depois...

Desce...

Na direção do castelo...

E cuidadosamente...

Abre a janela.

(Tem tempo de tomar fôlego!)

Uma menina de cachos castanhos dorme sonhadora numa cama com dossel em forma de tenda. As mãos, pequenas e mornas, pousam uma na colcha de puro algodão e a outra, debaixo do travesseiro.

Ai, ai, como pegar-lhe o dente?

Os carinhosos olhos da fadinha passam pelo rosto sereno, depois pelo mimoso bordado do travesseiro até a mãozinha que Teté supõe estar o dente de leite. E canta uma cantiguinha bem assim:

Dorme, dorme pequenina

Nesta noite de luar.

Quando eu era uma menina

Também gostava de sonhar.

Lá no céu tem balão

Toda criança troca dente.

Abre, abre tua mão

Que te deixo um presente.

E acalenta com voz doce e afetuosa. A pequena julga ser tudo um sonho engraçado: abelhas arrumando o travesseiro, coelhos comprando dentes, uma vassoura que canta e canta... E a canção embalando-a...

E a menina abre a mão, ganhando dez centavos...

A lua muda de cor... O círculo branco viaja no espaçoso do céu, mergulha nas nuvens escuras e fica lá...

Dizem as estrelas que seres estranhos andam nos sonhos das crianças vindos de eras longínquas...

O mais curioso, segundo as estórias, é que os dentes de leite viram pedrinhas do mar...

Teresa Cristina flordecaju
Enviado por Teresa Cristina flordecaju em 02/07/2010
Reeditado em 12/09/2010
Código do texto: T2354188
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.