BRISA E O ÍDOLO

Mesmo sem maiores incentivos meu ou dos irmãos, Brisa tornou-se fã incondicional de Mickael Jackson, após acompanhar os noticiários falando sobre a vida deste astro da música. Vê os vídeos, imita seus passos mais famosos de dança, enfim, é fã de carteirinha!

Minha Brisa, apesar de ser tão novinha já tem consciência sobre o nascimento e morte das pessoas. Conhecimento este, que procuro transmitir conforme as suas indagações e capacidade de compreensão dos fatos. Por ocasião do velório de um familiar, que faleceu em decorrência de um grave acidente de trânsito, o qual relatei aqui no recanto (De motoqueiros e Imprudência no Trânsito) levei-a junto comigo. Mesmo tentando demovê-la da idéia de ir junto, ela argumentou que não era justo, mais uma pessoa "ir embora" e ela não poder se despedir. Sabia que ela referia-se à morte de minha mãe (ocasião na qual não quis levá-la ao enterro)e à outras perdas que não vêm ao caso. Pois bem, chegando ao cemitério entrei na capela e fui fazer uma oração de despedida e como o caixão estivesse fechado, havia murais com fotos do familiar que faleceu, na entrada da capela, para que todos lembrassem dele como sempre fora, um homem saudável e bonito. Brisa olhou as fotos e saiu da capela. Olhou para minhas irmãs e disse, comovida: É a vida, as pessoas um dia morrem! Minhas irmãs e sobrinhas se entreolharam e já ficaram esperando mais algum dos comentários sempre "inusitados" de Brisa. Sentou-se num banco à frente da capela e começou a falar.

- Quando eu morrer quero ficar bem ali, apontou na direção dos jazigos de meus pais, os quais ficam neste cemitério onde estávamos, pertinho da "vó" e do "vô". Minha mãe disse que quando morremos, as pessoas que partem antes de nós ficam lá no céu nos esperando... Neste momento eu já estava temerosa do final das observações dela. Brisa continuava a falar. - E não devemos ficar muito tristes, chorar muito quando morre alguém pois sei que vamos nos encontrar um dia e temos de ter uma saudade boa sempre... E também, podemos conhecer pessoas que nunca conhecemos....Eu, "pelexemplo" finalmente vou conhecer o Michael Jackson! Não preciso dizer que todos que a ouviam deram umas risadas discretas. Esta é minha Brisa, que com toda a sua pureza e ingenuidade, consegue extrair sorrisos das pessoas, até mesmo nos momentos de dor! rs

Helena Grecco

12.05.2010