A CAÇADA CONTÍNUA

Toca o sinal do recreio, a correria começou. As crianças que até então estavam dentro da sala, agora estão no pátio.

Antes de mais nada, vale lembrar a memória, que a pedido de Juca, a brincadeira dessa tarde seria pega-pega ajuda-ajuda. Todos amiguinhos aceitaram, mas Zequinha era o mais empolgado, pois daria início a caçada.

- TRRRIIIMMM!!!

Antes mesmo de dar dois passos no pátio, Zequinha alcança e agarra a camiseta de Suquinho. Agora já são dois os caçadores. Apesar do choramingo de Suquinho, os dois de imediato escolhem sua presa, é o Gordo.

Um olhar em direção ao banheiro das meninas deixa clara a intenção do molenga, que queria mesmo era ficar esquecido da brincadeira.

Zequinha e Suquinho não precisam fazer muito esforço. Mesmo as reclamações femininas, que formavam fila na porta do banheiro os impediu, assim pegaram o Gordo. Tá pego!

- Agora tem que ajudar! exclama Suquinho.

- Você sabe onde está o Manelê e o Juca? pergunta Zequinha.

- Tão na cantina! grita o Gordo.

Mesmo sendo o motivo dele outro, os amigos nem discutiram a idéia. Correndo em direção a cantina, os três não pensam em mais nada a não ser, achar e capturar os outros dois. Isso antes de bater o sinal.

É regra, caso falte capturar alguém, amanhã a brincadeira continua. Com isso em mente os três não medem esforços, chegando até a cantina rapidamente. Mas é claro que isso não se deu sem, duas lancheiras arremessadas longe devido a trombada que o Gordo deu em uma turminha de meninas. Alguns sustos no caminho, causados pelas gargalhadas de Suquinho, que não conseguia se conter enquanto corria. Ainda mais, depois de conseguir dar um toquinho no calcanhar de Zequinha, que logo de saída tomou um tombaço.

Lá estava ele. Manelê tentava fugir por entre a multidão que, incansavelmente, tentava comprar o lanche. Do jeito que vinham, começaram a tentar capturar o Manelê. O alvoroço foi imenso, imaginem só, até a Tia da cantina reclamou.

- Calma! Assim vocês se matam.

Mas os incansáveis amigos continuaram até Suquinho conseguir triscar nas costas do amigo.

- Peguei, peguei!!! grita Suquinho.

- Tá pego! alvoroçasse Zequinha.

- Ajuda vai! reclama o Gordo.

Não é que ali pertinho estava o Juca, só observando e se divertindo com a caçada. Ao perceber a intenção do Gordo de ficar por ali mesmo acabando com a brincadeira, não se conteve e atraiu a atenção dos amigos.

- Falta eu!!! Há, há, há!!! Ninguém me pega.

Pronto, era o que faltava para recomeçar a bagunça. Juca sai em disparada em direção a eles, os quatro amigos juntos teriam que apanhá-lo. A Tia do sinal já se dirigia à campainha para acioná-la.

Manelê quase consegue agarrar Juca, que depois de um olé, vê seu amigo agarrar a lata de lixo. O Gordo nem se mexeu, mas Suquinho está no encalço, porém uma garota entra no caminho e evita seu bote final.

Logo, aquele que iniciou a caçada e, estava escondido nesse momento, se incumbiu de acabá-la. Com grande perspicácia agarrou Juca pelas pernas, após sair agachado de um grupo de coleguinhas da sala ao lado da deles gritando.

- Tá pego! Acabou!

- TRRRIIIMMM!!!