O Gato e a Canária
Era uma vez uma linda canarinha que adorava cantar no galho mais alto de uma bela árvore fincada no meio de uma imensa floresta. Certa vez, estava a canarinha em sua árvore quando um gato, desses majestosamente silenciosos e elegantes, ouviu seu canto e pensou: Almoço. Aquela avezinha seria perfeita como prato principal. Paulatinamente, o gato galgou cada galho daquela árvore até chegar ao galho em que aquela encantadora criatura estava. Pata ante pata, aproximou-se e, quando finalmente decidiu atacá-la, caiu, despencou. A canarinha voara, safando-se do gato, que no chão miava de dor porque quebrara a pata dianteira.
Compadecida, a avezinha juntou gravetos e cipós, construiu uma tipóia e cuidou da pata quebrada do felino. Depois, prontificou-se a levar comida para o gatinho todos os dias.
Com o passar dos dias, gato e canária foram se aproximando mais e mais. Ficaram amigos. Passaram a se encontrar cotidianamente, mesmo depois do gatinho ter se curado. Os outros animais comentavam: - Onde já se viu! Canária e Gato agora são amigos. É o fim dos tempos!
O falatório chegou ao conhecimento dos pais da canarinha que, como bons pais, resolveram dar um basta. Decidiram que era hora da filha casar. Escolheram o noivo: um jovem canário, de linda voz e belo porte.
Quando a canarinha soube da decisão ficou muito triste. Não queria casar-se. Queria mesmo era continuar vendo seu grande amigo todos os dias. Mas não havia como resolver. Casava-se ou iria para a clausura.
Decidiu então contar ao amigo seu cruel destino. O gatinho ficou desolado. Foi quando percebeu que amava a amiga.
Ao cair da noite, a lua apareceu, esplendorosa, e viu que o gato estava desconsolado. Ela perguntou se poderia ajudar e ele respondeu:
- Oh! linda Lua, meu destino é triste, apaixonei-me pela criaturinha mais cândida desta floresta e não tenho permissão da própria natureza para ser seu fiel companheiro. Sou mesmo um desafortunado.
- Ora, Gato, meu amigo Gato. Amor não é infortúnio, é o bem maior que nos cabe. Declare seu amor e tudo se resolverá. Veja meu caso, só encontro meu amor quando há eclipse e fico feliz por isso.
O que o gatinho queria mesmo era ter nascido canário. Mas, depois da conversa com a lua, resolveu abrir seu coração para a Canária, que o escutou atentamente. E os dois, em um instante de lucidez, resolveram que o melhor seria continuarem amigos, pois sequer poderiam ter filhos um dia.
O dia do casamento chegou. A canarinha estava mais bela que nunca. E, para surpresa dos convidados, o padrinho era o Gato, que, aliás, foi a grande atração da festa para a criançada, pois brincou com todos os filhotes de pássaros como se fosse um parente.
Depois de algumas semanas, o gatinho, ainda triste por ter perdido a amiga, estava deitado à sombra da árvore onde conhecera a canarinha quando passou uma belíssima gatinha, fazendo-o esquecer por que estava deveras melancólico.