SOPA DE PEDRAS
Estavam reunidos na casa de Dna.Maneca algumas crianças que por ali moravam.
Como era uma senhorinha muito simpática e gostava de contar estórias sempre a casa estava rodeada por elas.
Sentava-se em seu banquinho de madeira rústica perto de beiral da casa onde se escondia do sol e naquelas tardes gostosas do sitio quando se tem o gosto do café com bolinho de goma e ali conforme iam chegando ela os servia com essas guloseimas e café adoçado com rapadura.assim que terminavam se enrrodilhavam as suas pernas e dna. maneca se punha a contar estorinhas das quais retirava de sua infância tão distante.
Hoje vou contar a vocês uma estorinha diferente de todas que já contei.
Era uma vez um homem que morava em uma montanha cheia de pedras.eram lindas essas pedras.
Vivia sozinho e tinha como companheiro seu cachorro chamado Espeto.
Para que pudesse se alimentar comia legumes e hortaliças que ali plantava e devido a quantidade de pedras algumas vezes nasciam e cresciam e outras não.
Um dia um incêndio devastou todas aquela montanha,por pouco não chegou ate a sua casinha construída naquela tão alta montanha.
Como algumas vezes para se alimentar ele caçava alguns animais e como o incêndio todos fugiram se pos a pensar como faria para matar a sua fome que já estava deixando o seu estomado roncar tão alto,pois havia dias que não colocava nada em sua boca.
Olhou ao redor e então pela primeira vez observou aquelas pedras ali enterradas na terra.
Pegou um cesto e começou a desenterra-las uma a uma.procurava pegar aquelas menores e mais clarinhas.
Mas o que aquele homem iria fazer com aquelas pedras?perguntaram as crianças?nao teria como ele comer pedras? dna. maneca!
Ah!voces nao sabem quando alguem com muita fome faz para se alimentar nao e?não imaginam o que esse homem fez com aquelas pedras?Naooooooooooooo!!!!responderam!
Então escutem bem!ele levou essa pedrinhas ate um riachozinho que tinha pertinho de sua casa e as lavou muito bem.
Depois as levou para casa.pegou uma panela colocou água e um pouco de sal.
Acendeu o seu fogão a lenha e colocou a panela com aquelas pedras para cozinhar.
Depois foi ate o seu quintal e colheu alguns legumes e folhas de que ali plantara.
Deixou ferver muito bem,arrumou a sua mesa como se fosse fazer o maior banquete de todos os tempos.
Colocou a sua frente aquela panela que parecia estar deliciosa e começou a toma-la.hummmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!que delicia dizia!
Mas dna maneca,como pode a gente comer pedras,diziam admiradas as crianças?
Ah!voces não sabem?entao vou contar-lhes um segredo!
Ele tirou somente o caldo com os legumes e deixou ali no fundo da penela as pedras!e voces nao imaginam como estava gostoso!riam muito as crianças e diziam:sopa de pedra!!!!!!!!!!!!!!?????????
faz pra nos amanha dna maneca?
Ta bom amanha venham aqui que farei,disse dna maneca pois ainda teria que buscar pedras pelos cantos de seu sitiozinho.
No dia seguinte temperou muito bem a sopa de pedras com tudo o que a sua plantação de verduras podia deixar ainda mais saborosa e as crianças a comiam com tanta fome e prazer que dava gostos vê-las!