O VIOLÃO QUE FALAVA

Certa vez, quis muito compreender o significado de determinadas coisas, e existem algumas coisas que Deus envia para não serem eternas, ou não compreendidas, mas as boas sempre são eternas no coração e compreendidas na mente, assim como o nascer de um arco- íris, ou a despedida de um amigo. A propósito, adoro arco-íris, e ainda pretendo ir até um para encontrar o que há de misterioso atrás daquelas fabulosas e lindas cores.

A um tempo, desde quando morava dentro da barriguinha confortável da mamãe e me sentia protegida de tudo, até de chuvas e furacões, eu queria compreender algo, como por exemplo: “Por que minha mãe chora?”. Quando minha mamãe chorava; de dentro do útero eu podia sentir sua tristeza que se passava pelo lado de fora, e quando ela sorria, por algum motivo, eu sorria com ela la de dentro, alegre ou triste eu conseguia sentir a mamãe mesmo estando dentro da barriguinha dela. O que sempre me deixava feliz era em saber que nunca e nem nada iria nos separar, por onde minha mamãe fosse nós estaríamos juntas sempre. Mas, um dia eu teria que abandonar aquele confortável e protegido lar, o útero de minha mãe, e florescer para uma vida aqui fora.

Então eu nasci, e agora faço parte do mesmo mundo que os homens grandes.

E assim que tudo acontece, quando aos cinco anos comecei a perceber que podia sonhar com vários mundos e me tele-transportar pra todos eles de uma forma que sempre desejei um dia fazer, mas só achava ser possível em livros, como o das histórias que mamãe contava pra mim dormir. Nessas viagens que faço quando durmo; existe o mundo dos animais, o mundo das flores, o mundo das árvores, o mundo do sol e da lua, o mundo dos insetos, o mundo das estrelas, o mundo dos chocolates e doces, sempre me tele-transporto para todos e me divirto, e em cada mundo eu encontro um novo amigo e crianças de diversos lugares, são mundos especiais que somente nós crianças podemos nos comunicar e visitá-los através dos sonhos, e nenhum adulto pode saber, ou então o encanto é quebrado, e você nunca mais consegue viajar por sonhos. Bom, um mundo foi muito especial em minha vida: o mundo dos instrumentos musicais.

Até meus oito anos vivi uma vida tranqüila e completamente feliz com meus pais em Durham na Europa; minha cidade é linda com seus castelos normandos e catedrais. Minha mãe CATHERINE é professora e meu pai PAUL é músico e regente, e pra mim mamãe escolheu o nome IRIS, talvez por meus olhos azuis, e meus cachos amarelos e pele branquinha.

Então se passou um tempo... e foi aos dez anos que comecei a me sentir muito dodói, com muito cansaço, dores, febre ao ponto de chegar a ficar magrinha, não compreendia muito bem as coisas que estavam ocorrendo comigo, eu não tinha vontade de brincar no mundo dos homens, e não conseguia me tele-transportar para os mundos de sonhos das crianças, mamãe e papai não entendiam mais nada e se desesperaram e logo me levaram para meu tio, irmão de mamãe e médico, o Dr. TODY, para que ele cuida-se de mim e do meu dodói. E depois de uma semana de espectativas e realizado todos os exames, voltamos até meu tio TODY.

E então estavamos lá, nós três na sala com meu tio, eu sentada na cadeira do meio e meus pais nas pontas e Titio TODY atrás daquela mesa de vidro, não poupou esforços, e deu a noticia a meus pais:

- PAUL e CATHERINE infelizmente as noticias não são nada boas referente aos resultados.

- Dr. TODY, Diga logo! Não agüento essa angustia!

- Caro PAUL, eu compreendo... Bom, nossa querida e linda IRIS possui um tipo de câncer chamado: Leucemia Mielóide Crônica.

- Vamos até outra sala para conversamos com mais calma PAUL e CATHERINE.

Eu não comprendia o que queria dizer aquilo, mas vi o desespero de meus pais, e abracei mamãe, e pedi pra que ela não chorasse que tudo ficaria bem. Então eles foram até aquela outra sala, e lá titio explicaria tudo detalhadamente.

E assim começaram minhas lutas e batalhas contra mim mesma, contra meu dodói e meus medos, passando por vários tratamentos, dias de moradia no hospital, dias de moradia em casa, com tratamentos fortes para meu dodói, que às vezes me deixava triste, de tão triste, que nem com mamãe eu conseguia brincar ou falar, e nem meus cabelinhos pentear.

Até então depois de um período de um ano, chego em casa, sigo para meu quarto, eu já com onze anos, ao entrar me deparo com um violão encostado no canto da parede.

- Papai, esse violão é seu ?

- Não IRIS, ele é seu, eu me lembro que você um dia me disse que se fosse escolher um instrumento, seria esse.

- Nossa papai, obrigada! Eu o amo muitooooo! Eu estou feliz, um violão cor do sol, como sempre quis!

- Sim IRIS, ao viajar para Austria semana passada,eu estive em Viena, e me deparei com uma loja, onde avistei esse violão que me olhou de uma forma que parecia desejar vir comigo.

- Nossa! Papai, não é a toa que você diz conversar com os instrumentos, nunca mais dúvido de você Papai, (risadas).

E na mesma noite, eu feliz como estava com meu violão cor de sol, coloquei ele pra dormir do meu lado, já que não conseguia mais viajar por mundos de sonhos.

E exatamente a meia noite eu ouço uma voz me chamando:

- Psiu! Iris ! Psiu ! Iris ! Oiii, acorda... acorda... anda, acorda...

Então assustada eu acordei.

- Quem está me chamando? Oiiiiiiiiii, Quem está ai? Responde!

- Oi IRIS, Sou eu..., não tenha medo.

- Eu quem? Não consigo ver ninguem, só ouvir.

Fui até a janela e nada! Olhei para cama, e meu violão não estava mais lá. Eu voltei a olhar para janela, pra ver se via algo... e nada!

- IRIS, mire seu olhar em direção ao SQUALO, que você me verá.

Quando volto meu olhar para o aquário de SQUALO, o meu peixinho, que mora em meu quarto, consigo ver meu violão em pé.

- Oi IRIS, Eu me chamo MAX.

- Você fala? Como?

- Sim falo, eu vim dos mundos dos instrumentos musicais onde tudo é possível para as crianças, para lhe ajudar com meu amor e com minhas seis cordas mágicas: Mi, Si, Sol, Ré, Lá, Mi.

- Como assim, cordas mágicas ?

Sim, cada instrumento no mundo dos sonhos tem suas magias, eu tenho a minha magia nas cordas, onde:

- A corda MI quer dizer: Mistério

- A corda LÁ quer dizer: Laços

- A corda Ré quer dizer: Renascimento

- A corda Sol quer dizer:Solidariedade

- A corda Si quer dizer: Simplicidade

- E a outra corda MI: Misticismo

- Mais tudo isso eu explico adiante, detalhadamente IRIS, pois você terá que usar cada corda por etapas.

- Max eu não consigo mais me tele-transportar pra nenhum mundo, como farei isso?

- Por isso mesmo estou aqui para leva – La comigo, e ajudá-la com seu dodói.

- E meus pais?

- IRIS, será como um sonho, e você volta para esse mundo e para seus pais.

- Vamos, não podemos perder tempo!

- Assim mesmo de pijamas?

- Sim! IRIS!

- MAX, como você irá me ajudar?

- É uma longa historia, precisamos alcançar a estrela, que ira passar pelo mundo dos instrumentos musicais, e pegar um balão para o mundo do arco-íris de cores encantadas.

- Então vamos MAX!

- Feche os olhos e durma IRIS!

SITE OFICIAL

http://www.tomcalarram.webs.com

visite o site deste projeto.

O projeto da sua vida.

www.violaoquefalava.webs.com

Elton Manoel
Enviado por Elton Manoel em 27/08/2009
Reeditado em 24/09/2009
Código do texto: T1776903
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.