Por que chora, joaninha?

O terreno da escola agrotécnica era muito grande e perto dos dormitórios ficavam os pés de limões. Ou melhor, agora só um limoeiro. Mas havia as bananeiras, acerolas, goiabeiras e os cajueiros podados recentemente devido aos fungos.

E eu tinha ido colher limões, escondida da coordenadora já que era horário de aula. Eu até estava por lá, silenciosa, ouvindo o bater do vento nas telhas do aposento feminino.

_ Snifff!... Sniffff!... Ai, meu Deus!

Observei melhor e vi uma joaninha chorando.

_ Por que chora, dona Joaninha?

_ Choro porque meu coração sente dor!_ Nem mesmo perguntei do que era a dor_ Minhas lágrimas são saudades de meus entes queridos.

Foi então que me lembrei das plantas da escola. Não me foi difícil tecer a cadeia alimentar de uma joaninha. Ela devia ter vindo por causa dos insetos chamados pulgões. _ Que posso fazer para lhe ajudar?

_ Chorar é o que mais tenho feito nos últimos dias... Dói minha saudade!... Vim para cá e deixei minha família no sertão...

Entendi naquela hora o que eram gotas de saudade... E senti uma dor que passou a ser minha. Eu saíra de casa para estudar na cidade grande. Eu era como aquela joaninha. Sozinha no mundo... Escondida de todos debaixo de um limoeiro.

Saí de lá com os frutos nos bolsos do jeans... Iriam nascer mais limoeiros na escola. Eu cuidaria de lançar as sementes ao chão!

Teresa Cristina flordecaju
Enviado por Teresa Cristina flordecaju em 07/07/2009
Reeditado em 07/07/2009
Código do texto: T1686797
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.