Por que é tão difícil dizer adeus?

Estava a “Morte” conversando com a “Vida”. Ambas num canto do universo, jamais terem ouvido a falar sobre o Planeta Terra. Era um lugar muito escuro, onde ninguém jamais pudesse atravessá-lo. Afinal, ali ficava a separação do mundo dos vivos com dos que já se foram.

Apenas elas tinham o segredo do mistério deste buraco negro junto à chave de sua passagem.

Em um belo dia, num pequeno intervalo de pouco tempo, onde elas estavam sem nada a fazer, resolveram tirar um bate-papo:

— Eu não entendo o ser humano... Já nascem sabendo que um dia vão ter que partir e quando isso acontece, levam tudo na inocência, como se nunca fossem avisados. Como eles dificultam tanto um simples adeus para aqueles que já encerraram sua missão? – interrogava a Morte, ao simples movimento com os braços, criando uma visão de frente a elas, diante do que estaria acontecendo por aquele momento na face da Terra.

— O difícil não é dizer adeus. Mas, sim, as conseqüências que vêm depois. – concluía a Vida. — O tamanho da ausência do irmão que se foi. A falta da finada amizade, quando o sufoco aperta e nas suas velhas rotinas não mais poder contar com ela.

— Mas um se vem e outro se vai...

— Pode ser. Mas nem todos passam ou partem deixando o mesmo aroma.

— Mas é por isso, que cada um tem o livre arbítrio de fazer o que quer de sua vida.

— Pode ser... Mas o vazio de uma grande saudade, ninguém preenche. Pode ser que alguém até possa conquistá-lo, mas para aqueles que já experimentaram a perda, sempre haverá seu cantinho no coração. Um espaço jamais esquecido ou perdido pelo tempo, apenas gravado em nossa memória.

— Não diga uma besteira dessas. Olha quantos se casam e desquitam pela Terra! Filhos que nascem e quando crescem, desprezam os próprios pais.

— Pode ser. Mas é por isso que um vazio criado por uma imensa saudade jamais pode ser preenchido por outro... – alegava a Vida, aos leves passos distanciando-se.

— Aonde vai?

— Cumprir uma missão.

— Vê se não coloca muito amor. – ironizava a Morte, não interrompendo seus passos.

— Impossível. Pois é somente com amor que o homem será capaz de fazer o melhor ao próximo.

E a Vida logo partia...

A Morte ali permanecia se refletindo sobre suas conversas. Gesto acompanhado de movimento com os braços em cada momento que ela colocava a sua visão, na vida de uma pessoa, antes e após a passagem da morte em suas famílias...