A cadeirante

Ela foi ao banheiro, e no caminho de volta, abriu a porta errada. No meio do quarto à sua frente, estava sentada uma adolescente numa cadeira de rodas.

- Desculpe, me enganei com a saída - informou, já puxando a maçaneta para fechar o aposento.

- Ei, espere! - Pediu a garota, erguendo a mão direita. - Entre, por favor.

Ela entrou. O quarto era elegante e acarpetado, com uma cama de solteiro à direita e uma janela ao fundo com as cortinas abertas, deixando entrever a noite estrelada lá fora.

- Oi. Eu sou Emma - apresentou-se a paraplégica. - E você, como se chama?

- Sou a Claire - respondeu. - O que houve? Não quis descer para a festa?

- Eu não sou muito de festas, Claire - admitiu Emma. - E nem digo isso por causa da cadeira de rodas.

- Você é parente da Flora? - Indagou Claire.

- Sou prima dela - respondeu Emma. - Mas estou aqui como hóspede, neste final de semana.

- Deve ser complicado, subir e descer pelas escadas sendo cadeirante - observou Claire.

- Meu primo Fabian, o irmão de Flora, me carrega quando é preciso - explicou Emma.

- É gentil da parte dele - avaliou Claire.

- Considerando que indiretamente foi ele quem me colocou nessa cadeira de rodas, não faz mais do que cumprir com sua obrigação - retrucou Emma.

- Eu não queria numa situação familiar - respondeu Claire, embaraçada.

- Não tem problema, fiquei grata por ter parado para conversar comigo - Emma sorriu. - Agora, pode voltar para a sua festa.

Claire desceu as escadas para o salão de festas, e logo localizou Flora.

- Encontrei a sua prima paraplégica lá em cima - comentou. - Entrei no quarto do fim do corredor, por engano.

Flora lançou-lhe um olhar estranho.

- Emma?

- Sim.

- Não pode ser - afirmou Flora, mordendo os lábios. - Emma morreu faz um mês, de sequelas do acidente de carro que sofreu.

Claire empalideceu.

- Seu irmão Fabian é quem estava dirigindo?

- Sim.

- Pois a pessoa que eu vi lá em cima, o responsabilizou pelo acidente - informou Claire.

Depois de falar isso, Claire decidiu que já não tinha mais clima para festas. Despediu-se da anfitriã e dos amigos, e saiu para fora da casa.

Já na frente da mansão, onde deixara estacionado seu automóvel, olhou para o andar superior, onde estava o quarto onde vira Emma. A luz estava acesa, e havia um vulto de mulher, sentado por trás dos vidros.

Em seguida, a luz se apagou.

- [21-02-2021]