Enredo

[...] Sempre se considerara ou tolo, ou prático, mas o que era desta vez? Tolo demais? Prático demais?...

Algo não se encaixava, algo que ele não podia apontar... algo que decerto pendia logo abaixo do seu nariz e do que o mero pensamento bastava para o tresloucar.

O que não percebia era que, em sua impaciência, deixara escapar uma pista imprescindível, talvez a maior de todas. Não percebia que sua maratona precipitada levava-o à ruína, e que seus passos claudicantes conduziam-no a seu algoz.

[...]

Era apenas questão de tempo agora. Via-se preso em seu labirinto, onde teria finalmente a solução de sua charada. Temia saber o que o esperava à frente, conquanto tremesse ao ignorá-lo, mas já não podia olhar para trás. Todos os antigos caminhos haviam se torcido em novas escolhas que ele não ousava tomar. Todas as saídas pareciam rir-se ao se desdobrar em novas entradas.

Entradas... entradas...

Entradas a mais caminhos sofridos e tortuosos, mas sobretudo... inevitáveis entradas! Havia algo de irrisório naquele momento, na fragilidade do momento, e o irônico abatia-se sobre sua espinha como um torpedo sobre hostes belicosas.

Por dois segundos, a fatalidade congelante fora suplantada por uma torpe noção de galhofa, e seu rosto inevitavelmente contraíra-se num terrível esgar de riso, e bastaram-lhe os dois segundos para que a insânia findasse-o como roto.

[...]

Fenrisúlfr
Enviado por Fenrisúlfr em 17/04/2018
Reeditado em 30/12/2018
Código do texto: T6310795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.