PAISAGEM GOTICA''' 5"
...ATREVI-ME A CONTINUAR ENCARANDO EO O MEDO MISTUROU-SE COM MUITA CURIOSIDADE ,CURIOSIDADE ESSA QUE LOGO ME CAUSARA UM GRANDE SUSTO, A FUMAÇA DO CIGARRO FOI LOGO ABSORVIDA PELO AO NARIZ DO VELHO QUE DISTINGUINDO DO CHEIRO DA LENHA ABRIU SEUS OLHOS ARREGALANDO-OS, COMO SE ACORDA-RA DE UM PESADELO. EU NÃO SABIA OQUE FAZER POIS ERA UM INTRUSO NAQUELE LUGAR. DE RECOSTADO A UM SALTO TOMOU VIDA AQUELE CORPO INERTE ATÉ ENTÃO VIRANDO SUA CABEÇA ASSUSTADO OLHOU DIRETO EM MEUS OLHOS, MEU SANGE DE GELADO SENTI PARAR JUNTO AO FOLEGO NESTE E NESSE ISNTANTE EU PAREI DE PENSAR COMO TIVESSE SAIDO DO CORPO,VENDO AQUELES OLHOS ARREGALADOS A ME ENCARAR, DERREPENTE ELE SOLTOU UMA BREVE GARGALHADA...POUPANDO O POUCO AR DE SEUS PULMOES.
EU PUDE FINALMENTE RESPIRAR AO ULTIMO COMO SAIDO DO FUNDO
DE UM LAGO.
ELE FALOU ROUCO MAS DISSE MEU NOME''' COMO ISSO ERA POSSIVEL?... KROÜLL COM AQUELES OLHOS AVERMELHADOS QUE LOGO SORRIRAM PARA MIM, E PUDE VER QUE SERIA A MINHA VEZ DE FALAR, MAS LOGO FUI INTERROMPIDO PELO VELHO EXIGINDO-ME UM CIGARRO ,APRESSEI-ME EM ACENDER E COLOQUEI EM SUA MAO TREMULA QUE MAL ELE SABIA COORDENA-LAS BALANÇANDO DE UM LADO PARA OUTRO , RAPIDAMENTE COLOCOU NA BOCA E PEDIU-ME UMA TAÇA DE VINHO.
ENTÃO PERGUNTEI AONDE ESTA E ELE RAPIDAMENTE ENFURECIDO E PERGUNTOU SE EU ESTAVA LOUCO, SAIA ...SAIA, VA LOGO MOLEQUE ATREVIDO, POIS EU AINDA SEI AONDE ESTA MINHA ADEGA ,NÃO ESTOU TÃO VELHO ASSIM...REPRENDIDO PELO VELHO NUM SALTO ME APRESSEI EM DIREÇÃO A PORTA OU ATÉ LUGAR NENHUM''' E EM DIREÇÃO A PORTA ELE ME COM TOM DE DEBOCHE ME INDICOU O CAMINHO QUE ME LEVARIA A TAL ADEGA,PASSEI A PORTA OUVINDO ENQUANTO ELE SE RIA DE MEU JEITO ATRAPALHADO. ESTAVA O CORREDOR A BRINCAR COM MEUS NERVOS POR CAUSA DA MINHA TOCHA QUE TREMIA OA LUZ DO FOGO CRIANDO IMAGENS COMO VULTOS OU SILHUETAS, ABRAÇEI A TOCHA PARA PODER ACENDER UM CIGARRO POIS NÃO SABIA MAIS DO QUE ESTAVA EM MINHA MÃO ANTES. QUANDO OLHEI EM MINHA CIGARREIRA, ROLARAM DOIS CIGARROS E CHACOALHEI ESPERANDO MAIS, EM BAFORADAS CURTAS POUPANDO AQUELE CIGARRO DEI-ME COM UMA PORTA MARCADA COM UM 'X' ,OLHEI AQUILO E LOGO VI QUE ELE JA HAVIA MARCADO POIS ESSE DEVIA SER UM DE SEUS POUCOS TRAJETOS DEVIDO SUA FRAQUEZA APARENTE JUNTO COM SUA CADAVERICA APARENCIA DA SUA VELHICE.
A MAÇANETA ERA UM LUXO E ESTAVA PERFEITAMENTE FUNCIONANDO E AO QUE VI ,POLIDA PELAS MÃOS DO VELHO, ESSE ERA SEU FAVORITO TRAJETO SIM, EU PENSEI ,APEZAR DA PORTA MEIO EMPERRADA E COM RANGIDOS QUE NÃO ME SURPEENDERAM DEVIDO AO LUGAR. EMPURRANDO-A DEI LOGO COM UMA ESCADA E DECENDO OS DEGRAUS O QUE PARECIA UM TUNEL TORTUOSO,ENQUANTO SENTIA COM MEUS DEDOS AS PAREDES RUSTICAS E SENTINDO AIDA SUA ENERGIA,AQUELE LUGAR AINDA ESTAVA VIVO ASSIM COMO O VELHO. APEZAR DE SUA APARENCIA EXTERNA QUE DESCOBRI ENTRE AS ERAS ANTES NA MATA FECHADA, SERIA A ADEGA MANTENDO VIVO CORAÇÃO DO VELHO.
AO PASSAR A LUZ TEIA DERRETIAM E LOGO VI A PRIMEIRA DE UMA DESENA DE PRATELEIRAS REPLETAS DE GARRAFAS ANTIGAS, PEGUEI UMA GARRAFA QUALQUER TIREI O PÓ DO RÓTULO, DIZIA 1922' TINTO SECO, ASSIM APRESEI-ME A SUBIR A ESCADA EM DIREÇÃO A LUZ FRACA E TREMULA DA LAREIRA ILUMINANDO A PORTA, INDICANDO A SALA ONDE EU COM CAUTELA ENTREI E OLHANDO AO REDOR ESTAVA TUDO COMO ANTES, APROXIMEI-ME DEVAGAR DAS POLTRONAS AVISANDO EM VOZ BAIXA MAS ENGULINDO MINHA SALIVA AO MESMO TEMPO POIS ERA A SEGUNDA VEZ QUE TERIA COM AQUELA CRIATURA E NÃO SABERIA OQUE SERIA DE MIM' SE HAVERIA ALGUMA REAÇÃO INESPERADA POR MIM, DO VELHO, ISSO SE ELE NÃO ADORMECERA NOVAMENTE, HAVIA SILENCIO MAS INCLINEI-ME VIRANDO A CABEÇA PELO CANTO DO ALTO ESPALDAR DA POLTRONA VAZIA ONDE EU ESTAVA E DE SURPREZA LA ESTAVA AQUELE OLHAR PARADO E ARREGALADO A ME ENCARAR ,JELEI AS PERNAS... MAS COMO?, DE TÃO VELHO E TÃO SABIO ERA AQUELE SER ESQUISITO E SOMBRIO .ELE DISSE RAPIDO SIRVA-ME UMA TAÇA RAPAZ, PEGUEI SUA TAÇA E SOPREI ELA COMO DE COSTUME E RESMUNGANDO O VELHO DISSE: QUEBRE O GARGALO NA PEDRA DA LAREIRA, VAMOS !!! FAZENDO ISSO SERVI SUA TAÇA A TÉ O TOPO E TRATEI DE MIM TAMBEM COM UMA SEGUNDA E ÚLTIMA TAÇA CHEIA DE PÓ ,INDICANDO QUE HA MUITO TEMPO ELE ESTAVA SEM COMPANIA PARA BEBER, ENTÃO PERGUNTEI A ELE SOBRE QUEM MAIS ESTIVERA FAZENDO COMPANIA A ELE, ENQUANTO EU RAPIDAMENTE ACENDIA AS RESTIAS DE VELAS DOS CANDELABROS NAS PAREDES PARA ME SENTIR UM POUCO MAIS SEGURO
,MAS LOGO OUVI A FRACA VOZ A ME CHAMAR JUNTO AO SEU LADO ENTÃO SENTEI-ME AO SEU LADO CRUZANDO AS PERNAS VI QUE O VELHO ESTA ME ENCARANDO.ELE ESPERAVA ALGO DE MIM ,ALGUMA NOVIDADE OU NOTÍCIA QUE EU NEM SABIA COMEÇAR, MAS APROVEITEI SEU SILENCIO E PRESSEI-ME A PERGUNTAR COMO ELE ACERTARA MEU NOME?. OU SE TRATAVA DE UMA ASSOMBROSA COINCIDENCIA PENSEI, E OLHANDO ATENTAMENTE PARA MINHA ROUPA ELE ME REPREENDEU POIS HAVIA VISTO A CRUZ MALTA NAS COSTA DA MINHA JAQUETA QUANDO LEVANTEI-ME PARA BUSCAR VINHO, APROVEITEI E SEM GRAÇA MOSTREI MEU ANEL NO DEDO INDICADOR DIREITO QUE TINHA O MESMO SIMBOLO ,MAS ELE VIROU A CABEÇA OLHOU POR UNS SEGUNDOS A LAREIRA DE CIMA A BAIXO E APRECIANDO O FOGO ELE RESPONDEU SEM VOLTAR O OLHAR PARA MIM COM AR DE QUEM SABIA MAIS DOQUE EU IMAGINAVA, ENTÃO ELE COMEÇOU A CONTAR COISAS COMO QUE SE EU TIVESSE SIDO OU VIVIDO ALGO COM DELE. ASSIM ME PEDINDO MAIS CIGARRO,COMEÇOU A FALAR DE QUANDO EM MEU CAMINHO FUI DAR ATÉ LÁ, ELE RESMUNGOU ,RISPEDAMENTE VIROU-SE DISSE PARA MIM...PARA QUE PERGUNTA SE CARREGA O ESCUDO O ANEL ? VOCÊ LUTA PELA ESPADA ,E CONTINUOU, MEU NOBRE ...