JOGO ENTRE DEUS E O DIABO

— Vamos nos distrair um pouco? — Propôs Deus, enfarado da monotonia eterna.

— Um joguinho? — O Diabo sugere, astutamente.

— OK, um jogo vai bem.

— Que tal o jogo da gula?

— Tá bom.

Como primeiro lance, Deus espalhou pela Terra vastas plantações de brócolis, couves-flores, espinafres e vegetais de variadas cores e espécies, de tal forma que o Homem e a Mulher poderiam viver suas vidas de modo saudável e durante muito tempo.

O Diabo rebateu o lance divino: criou o McDonalds. E McDonalds criou o sanduíche de três andares. E perguntou ao Homem:

— Quer fritas como acompanhamento?

— Sim! Com bastante batata frita. — respondeu o Homem. E tanto o Homem quanto a Mulher ganharam alguns quilinhos a mais.

Deus retrucou, criando o saudável iogurte. Assim, a Mulher poderia manter sua figura esbelta e o Homem ficaria elegante para sempre.

Mas o Diabo tem recursos. Criou o chocolate. A Mulher ganhou mais alguns quilos.

Deus então disse ao Homem:

— Experimente minha salada fresca, feita com os mais tenros vegetais.

Então o Diabo criou os molhos cremosos, feitos com queijos gordurosos e óleos de origens não reveladas. Acompanhados de sorvetes e refrigerantes.

E Deus disse:

— Eis que produzi saborosos legumes e vegetais e o saudável azeite de oliva para cozinhar.

Mas Satã cobriu o lance, produzindo o frango frito, com postas tão grandes que cobriam um prato dos maiores.

Então, o Homem, preferindo as ofertas do Capeta, ganhou mais e mais quilos. Além do colesterol, que foi às alturas.

Deus, vendo que perdia pontos, resolveu mudar as regras do jogo. Criou o tênis, a fim de que o Homem e a Mulher pudessem praticar caminhadas, e, dessa forma, perder aqueles quilos extras e fazer baixar o índice de colesterol.

— Mas o jogo era da gula. O Senhor mudou as regras! Assim não dá. —Reclama o Capeta, que, entretanto, tem imaginação. Criou a TV a cabo, com o controle remoto. Dessa forma, o Homem não precisava mais se levantar para mudar os canais da TV, por pequena que fosse a mudança, como entre o ESPN e o ESPN2. E o Homem continuava a ganhar mais e mais peso.

Deus disse:

— Você está passando da conta, Satã.

Criou, a seguir, a batata, um alimento de baixa caloria, sem gordura e muito nutritiva. Satã tomou, então, a nova criação de Deus, tirou a casca saudável e cortou em fatias e fritou-as em óleo da pior qualidade. E criou o catchup e outros temperos de igual teor. O Homem então passou a usar o controle remoto cada vez mais, e comia mais e mais os chips de batatas. E o colesterol sempre aumentando. Então Satã exclamou:

— Agora sim, tá excelente!

Então, o Homem teve ataques cardíacos, derrames cerebrais, enfartes e coronárias entupidas.

Deus suspirou. Apelou para um lance final de sua parte. Criou a cirurgia do coração e o marca-passo.

E o Diabo criou o SUS.

<>

ANTONIO ROQUE GOBBO –

BELO HORIZONTE, 19 DE FEVEREIRO DE 2002.

CONTO # 145 DA SÉRIE MILISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 13/04/2014
Código do texto: T4767205
Classificação de conteúdo: seguro