O Quebra Nozes
Olhava para ela intensamente, seus olhos de madeira envernizada, brilhavam como se lágrimas o lubrificassem, sem dúvidas era um excelente trabalho, digno de qualquer coleção, um soldadinho de madeira feito à mão, vestido como a guarda real britânica, porém sem toda a sua famosa frieza.
Ela era linda, olhos negros, cabelos negros e perfeitamente lisos que lhe caíam até a cintura, pele clara como osso, um lindo rosto como uma de suas bonecas de porcelana. Sempre gostara de objetos antigos, caixinhas de música, vitrolas, máquinas de escrever.... bonecas de porcelana eram sua paixão, desde menina, mas o quebra nozes era de certa forma especial, não era como os outros, pois esse foi seu amor quem lhe deu, apenas um mês antes de a senhora do manto preto levá-lo para longe, para sempre, aquela mesma senhora que geralmente aparece segurando uma foice, e que nunca é bem vinda, porém entra na sua vida sem bater, e lhe rouba algo de mais precioso, como um ladrão na calada da noite....
Desta vez não foi diferente, levou-lhe o amado na flor da juventude, e o sentido de sua vida, deixando-lhe um soldadinho feito em madeira como principal recordação, que a cada dia que se passava parecia ganhar um pouco de vida, talvez a solidão estivesse roubando sua sanidade, ou a sua falta a fisesse procurar algo em que se agarrar para permanecer sã, mas o quebra nozes parecia ficar triste junto com ela, parecia estar definhando junto com a sua alma, e ultimamente sua mente estava lhe pregando peças, pois lhe parecia que gotas de água escorriam dos olhos do boneco como orvalho escorre das árvores todas as manhãs.
Tudo isso fizera o quebra nozes ganhar um conceito especial diante de todas as antiguidades do quarto da menina, e ele ganhou um lugar especial na sua escrivaninha, ao lado do espelho, onde ela pudesse vislumbrar todas as manhã quando acordasse de seus sonhos perturbados, e onde o quebra nozes, com seus olhos inanimados de madeira, pudesse velar seu sono todas as noites, fitando seu rosto puro e inocente, dormindo nos lençóis brancos como um anjo repousando numa núvem. Ela passou a dormir melhor e também a se sentir melhor, começou a ter mais vontade de sair do quarto e perdeu um pouco de sua intensa melancolia, porém aparentemente se esqueceu do motivo, e o quebra nozes foi aos poucos sendo esquecido e deixado juntando poeira ao lado de uma linda boneca de porcelana com heterocromia, e ela deixou de perceber que todas as noites enquanto dormia, escorriam gotas salgadas de água dos olhos fixos do quebra nozes.
Até que um dia aconteceu o inevitável, num dia particularmente ensolarado, ela saiu de casa e voltou apenas tarde da noite, a lua era minguante, e o pior, ela voltou acompanhada. Seus olhos negros, até outro dia melancólicos e cheios de sentimento de perda estavam em fogo nos olhos azuis DELE, ela arrumara um jeito novo de lidar com a dor, se é que ainda se lembrava de sua dor, e na loucura e adrenalina da noite, acabou batendo o braço no delicado corpo do quebra nozes, espatifando-o no chão junto com a boneca de porcelana, mas irônicamente deixando a cabeça ainda na escrivaninha virada para a cama, sendo obrigado a vislumbrar o pior dos quadros que poderiam ter sido pintados, inerte, sem ao menos poder fechar os olhos.
Então no outro dia, ela encontou o olho vermelho e o outro verde de sua boneca de porcelana em meio a seus destroços no chão, e só então viu o seu precioso quebra nozes destruído, e a poça de lágrimas onde se encontrava sua cabeça, sem a adrenalina no corpo ela percebeu o que havia e feito e o que o quebra nozes representava, caiu em desespero, juntou seus pedaçoes aos prantos esquecendo-se da outra boneca, colou-os o melhor que pode, mas cola quente não pode juntar os pedaços da alma, o espírito do seu amado já havia fugido do quebra nozes, e nada que ela pudesse fazer iria fazê-lo voltar. Mas ela ainda guarda o boneco inanimado até hoje, e todas as manhãs se lembra com arrependimento que o amor dele era eterno, e ela não pôde perceber e retribuir, e em uma noite estragou tudo e nunca poderá reencontrá-lo....