NATAL
Estava completamente decidido a escrever um Conto de Natal, este ano. Porém, sempre que tentei criá-lo, dar-lhe forma, sempre esbarrei com alguma coisa que me impediu de o fazer.
E tentei de tudo, realmente ! Todos os métodos , e tudo o que poderia ser uma solução, mas nada deu certo. Eu, que escrevo todos os dias, e que consigo sempre, em maior ou menor grau, traduzir em palavras os meus sentimentos mais complexos, não conseguia alinhavar o meu Conto de Natal...
Assim, parei, pensei e tentei fixar-me em meus objetivos: “Afinal, que quero eu dizer ? Se soubesse como, o que diria eu, no meu Conto de Natal ?”
Sabe como o escreveria ?
- Escrevê-lo-ia simples e diferente. Especial ! Tão perfeito e tão bom que os meus amigos - cada um daqueles amigos a quem se quer mais do que a tudo no mundo – quando o lesse, sentiria que o Conto fora escrito especialmente para si. E para si em primeiro lugar, por ser um amigo especial, único no gênero, e primeiro em importância.
- Escrevê-lo-ia simples, para que ninguém o achasse mais do que uma simples mensagem de amor: “- Eu importo-me ! E estou aqui, para você ! Sempre !”
- Escrevê-lo-ia terno e grato, com aquela dose-certa de ternura e gratidão que devia usar mais para com os meus amigos, durante o ano inteiro...
E sabe como o terminaria?
- Terminaria desafiando todos os meus amigos a continuarem a sê-lo por mais um ano, até ao próximo Natal de todos os anos !
E depois de o escrever assim, quereria entregá-lo diretamente nas mãos de cada um desses amigos especiais, espalhados pela vastidão do mundo – um Conto de Natal por cada amigo especial, único e primeiro. Quereria olhá-los nos olhos, e sabê-los bem, e em paz.
Este é o meu projeto, que tentarei realizar sempre. Mas se as palavras não chegarem , ou o talento for pouco, ou se for demasiada a emoção para conseguir dar-lhe forma, nada disso terá importância, pois é desses amigos que espero a condescendência, o carinho e o perdão que compõem o Natal.
Especialmente para Você: um muito Feliz Natal.
Dezembro 2007