O Encantamento do Natal


 

          Como já tive oportunidade de dizer, venho de uma família humilde, onde podia faltar tudo, menos amor.

          Me lembro que o dia do natal era a alegria da garotada, sempre sonhando com o presentinho, dando asas à imaginação, com muitos anos de cartinhas esperançosas e também frustrações. A mamãe sempre tinha uma boa desculpa para justificar a ausência do bom velhinho, como: "o Papai Noel estava muito cansado e não conseguiu chegar até aqui" ou "quando ele já estava perto, o trenó encalhou, mas no próximo ano ele vem".

          Assim, passavam os anos e a história era a mesma. Porém, numa véspera de Natal, o papai disse: "já escreveram a cartinha para o Papai Noel? Coloquem na janela e vão dormir. Quem sabe o bom velhinho chegue até aqui, só que ele vem apenas depois que todos estiverem dormindo".

          Fomos deitar cedo, meus irmãos conseguiram dormir, eu estava sem sono e não conseguia dormir, quando de repente eu vi o papai vestido de Papai Noel, trazendo os presentes e colocando em baixo das camas. Naquele instante eu entendi a magia do Natal e o quanto ficamos felizes em ter imaginações assim.

          Portanto, vamos sempre alimentar nas crianças esse encantamento, pois todas elas tem o direito de sonhar. Hoje, com setenta e quatro anos, sou vovó e bisavó, e lembro com carinho e muitas saudades desse tempo que não volta mais.

Feliz Natal!