O SENTIDO DO NATAL

Aquele Natal, seria diferente para a família Fontana. Arquimedes, o patriarca, sucumbia a doença e já não levantava da cama.

Sua idade avançada, agravava mais ainda a situação e depois de longo e duro tratamento, ele pediu que "Deixassem as coisas acontecerem".

Bem diferente dos Natais de outrora, em que Arquimedes tomava a iniciativa organizando a mesa, enfeitando a casa e convidando a família.

Num dia próximo do 24 de dezembro, a filha, Ana visitava o pai. Num dado momento, ela foi a cozinha conversar com a mãe e Vitinho, o neto de seis anos, se aproximou da cama do avô. Ao ser percebido, provocou um sorriso:

- O que foi menino?

- A mamãe me disse que o senhor vai morrer.

- Ela disse isso?

- Sim, por isso não teremos o Natal...

- Mas, como não teremos o Natal? - Respondeu, tentando se levantar da cama - Teremos sim, afinal eu vou para junto do Motivo do Natal, e alguém tem que continuar o que eu fazia... Pode ser você?

O menino franziu a testa e depois de um breve silêncio, questionou...

- Eu, mas como?

- Quando meu pai marcou sua viagem de volta pra casa, ele me pediu pra continuar a organização do Natal... E agora que eu vou viajar, você pode tomar a iniciativa.

- Mas vovô, eu não sei como...

- Comece sendo a alegria da sua família neste Natal. Já que Natal é Vida, paz e alegria. Que tal enfeitar a Arvore?

- A Arvore?

- Sim, vá lá no quintal e traga um galho qualquer...

O menino correu e logo voltou. Encontrou o avô sentado, com alguns enfeites. Os dois envolveram o galho com algodão e depois adornaram os galhos.

- Pronto... Já começamos - Disse Arquimedes.

- Ficou Bonita... - Respondeu Vitor.

- Sim, muito bonita. Nem parece mais aquele galho seco...

- É mesmo...

- Assim é o Natal... Mesmo que não tenhamos motivos pra comemorar, O Natal nos lembra que a vida se renova... Por isso não podemos deixar de Agradecer a Deus pelo nascimento do menino Jesus.

- É mesmo, pode deixar vovô... Quando o senhor viajar, eu vou organizar a festa de Natal...

- É isso Vitinho, o Natal traz a mensagem que a Vida sempre prevalecerá...

Avô e neto se abraçaram em celebração ao Verdadeiro sentido do Natal.