A LIÇÃO DE "EXPEDITO"

O dia era de festa. Muitas homenagens pela formatura de João Carlos. Depois de cinco, longos, anos enfim era um advogado. O olhar procurava a mãe, dona Glória, que sentada logo nas primeiras cadeiras, se permitia entre lágrimas e sorrisos que escreveram a história do menino, nascido e criado numa comunidade do Rio de Janeiro que literalmente driblou a realidade e teve a "coragem" transformar o "destino"...

Na volta pra casa, entre tantas conversas e sorrisos, subitamente João pediu ao motorista:

- Por favor, pare na próxima esquina.

Todos se surpreenderam com o pedido, já a tal esquina era famosa por um muro pintado de branco onde morava Expedito, um homem de poucas palavras, que tinha fama por ser misterioso e sombrio. O carro parou e João desceu acompanhado da mãe, que perguntou:

- Filho o que houve?

- Preciso agradecer.

- Agradecer? A este homem esquisito?

João olhou pacientemente para a mãe e respondeu:

- Hoje é dia de te contar algo que a senhora ainda não sabe: Há cerca de dez anos, eu junto com outros meninos, pulei este muro pra roubar. Quando já tínhamos vários objetos num saco, fomos surpreendidos pelo Expedito e seus cachorros. Todos correram. Eu caí, pedi ajuda, mas ninguém voltou e logo fui alcançado. Expedito me apontou uma espingarda e eu pensei: "É o fim"... Surpreendentemente, ao invés de atirar, ele me levantou, sentou-me num dos bancos, me ofereceu água e depois me disse: "A vida é feita por escolhas, e você não começou bem. Aprenda que os falsos amigos sempre correm quando os maus resultados surgem... Mas, eu não vou te fazer mal. Só quero que você lembre que as oportunidades podem mudar pra sempre nossas histórias. Não sei o que você fará com essa que estou te concedendo, mas que seja para o seu bem e o bem da sua mãe". Logo depois, me deu algumas frutas e me mandou embora.

João enxugou algumas lágrimas e concluiu:

- Assim mãe, todas as vezes que a senhora saía pra trabalhar e os colegas vinham me chamar para coisas erradas, eu lembrava destas palavras e da oportunidade que este homem me deu para mudar. E eu decidi que seria diferente.

Nota do autor: É assim que Deus faz conosco todos os dias, Deus sempre põe os "Expeditos" no caminho. Que as oportunidades de recomeço sejam instrumentos de mudanças... Para o bem!!!