ALÉM DA REALIDADE

Quem viveu a realidade daquela Casa de Repouso, lembra de algumas histórias. Uma destas é a de “Seu” Amaro, que passou a freqüentar a casa depois da internação da esposa, “dona” Esmeralda, companheira com quem vivia há sessenta anos e que sofria de Alzheimmer.

Amaro era sempre muito simpático com os funcionários e já fazia parte do dia a dia da Instituição. Foi numa véspera de Natal, que Amaro surpreendeu a diretora, Lucy, com um pedido:

- Me deixa ficar aqui esta noite?

- “Seu” Amaro o senhor sabe que é contra o regulamento...

- Eu sei, mas é só hoje. É véspera de Natal...

Lucy pensou e decidiu abrir uma exceção.

- Tudo bem “seu” Amaro, só hoje...

- Obrigado minha filha. Eu volto mais tarde – Respondeu sorrindo.

À tarde, Amaro voltou trazendo uma bolsa e alguns presentes, que distribuiu entre os funcionários e internos. Depois, foi ao quarto de Esmeralda, cobriu a mesa com uma linda toalha e pôs alguns alimentos típicos de Natal. Próximo da meia-noite, ele olhou para esposa e disse:

- Esmeralda você é o maior presente que recebi na vida. Obrigado pelos filhos, netos e bisnetos. Obrigado por me fazer um homem tão feliz. Lembro-me das nossas Noites de Natal. Você sempre organizou tudo. Tenho saudades das nossas festas. Sei bem, o que esta data significa pra você. – Disse, entregando a esposa um pacote enfeitado num papel de presente.

- Este aqui é o meu presente pra você. Uma aliança. Novinha. Pra comemorar. Feliz Natal.

Amaro beijou mais uma vez o rosto pálido de Esmeralda e deitou no seu colo.

Assim foi encontrado pela equipe da Casa na manhã do dia 25: Deitado nos braços da esposa. Seu corpo, já frio, recebia o carinho de Esmeralda, que mesmo sem nada responder, passava as mãos nos cabelos prateados do Marido.