A LIÇÃO DO NATAL

Dezembro. Ruas lotadas. E lá ia, Simone e seu pequeno Lucas. Bolsas pesadas, dificuldade para caminhar, sol escaldante.

Numa vitrine, Simone parou para ver um vestido. Lucas, puxou a mãe e pediu:

- Mãe, compra aquele carrinho?

Simone voltou o olhar para o filho, e já tendo comprado o presente, tentou argumentar:

- Filho, o Papai Noel vai trazer o seu presente. Faltam apenas dois dias...

O menino olhou pra mãe e pediu mais uma vez:

- Mãe, compra aquele carrinho...

Simone olhou pra onde a mãozinha do garoto apontava. Era uma loja de promoções.

- Mas filho, o seu carrinho é grandão. Espera o Papai Noel...

- Eu quero aquele.

Lucas parecia fascinado com o brinquedo. Simone pensou na pequena fortuna que gastara no outro carro, um brinquedo bem mais sofisticado.

- Tudo bem. Vamos lá.

A mãe enfrentou a fila, os empurrões e o calor, mas ao final deu o carrinho de dez reais pro filho.

Na Noite de Natal, todos se alegravam abrindo seus presentes. Simone foi até a Arvore e chamou o filho:

- Lucas, vem cá. Olha o que o Papai Noel trouxe pra você.

O menino veio com o outro carrinho nas mãos. Pegou o pacote, abriu e ficou quietinho olhando o novo brinquedo. Depois, encostou o objeto num canto, pegou o primeiro carrinho e voltou a brincar cheio de alegria.

Simone observou com lágrimas a alegria do filho, que na sua simplicidade infantil lhe proporcionava uma bela lição. Num súbito veio a sua memória uma Gruta e nela uma Manjedoura onde, no Primeiro Natal, repousou, simplesmente, o Maior de Todos os Reis.