O PRESENTE MISTERIOSO

Felipe, um menino de oito anos, vivia desde poucos dias de nascido naquele orfanato. Foi entregue por alguém a pedido da mãe. Desde então convivia com as funcionárias e as outras crianças, sempre de bom humor, apesar de um olhar tristonho que ia além da compreensão.

Sempre que o Natal se aproximava, o abrigo recebia muitas visitas e as crianças eram agraciadas com festas e presentes. Felipe participava de tudo, porém um hábito chamava a atenção: Desde que aprendeu a escrever, assim que arvore de Natal era montada, ele colocava uma cartinha num dos galhos. Porém, na manhã do dia 25 ia lá e retirava a carta, repetindo o gesto nos anos seguintes. Márcia, uma das diretoras, observava Felipe, mas não tinha coragem de perguntar. Porém, pensou que este ano tinha que ser diferente.

Assim que as comemorações começaram, lá foi o menino até a arvore e no mesmo galho colocou a cartinha. Na Noite de Natal, todos comemoravam e Felipe olhava para as estrelas. Marcia então se aproximou:

- Ola Felipe, será que Papai Noel vai responder sua carta este ano?

O menino olhou pra ela e não respondeu.

- Vai ver que o que você quer é muito difícil – Insistiu a diretora.

- Vai ver que é – Respondeu timidamente o menino.

- As outras crianças pedem brinquedos e roupas. Você não. Todo ano coloca essa cartinha na arvore e depois tira e guarda com cuidado. Posso saber por quê?

- Pode. É que o presente que eu mais quero não é brinquedo. O que mais quero mesmo é... Conhecer minha mãe. – Disse o menino deixando uma lágrima molhar seu rosto. Marcia engoliu um seco e abraçou aquele corpo magro infantil, num gesto de amor que não precisa de nada além de um silencio companheiro, que também é um presente de Natal.