O PRESENTE DA VOVÓ GLÓRIA

Vovó Glória observava com atenção a arrumação de Natal. Ora sorria, ora ficava séria. Sempre que podia, levantava de sua cadeira e ajudava no que podia no alto dos seus noventa e tantos anos, porém logo era advertida por um dos filhos ou netos: “Senta pra não cair”.

Porém, um fato parecia incomodar especialmente “dona” Glória: O silêncio dos parentes que volta e meia, sacavam dos aparelhos celulares e pareciam viajar. Era como se vários mundos estivessem presentes ali sem se comunicarem. Por mais que tentasse entender a modernidade, o que poderia ser mais importante que uma boa conversa? Afinal estavam ali para visitá-la!?

Até que num determinado momento, uma das netas, Ana, olhou pra vovó e observou o sorriso tímido e o olhar que tinha a direção da janela, onde se via o pequeno jardim onde pássaros cantavam alto como se saudassem o final daquele dia de dezembro. Por alguns momentos, Ana deixou as atividades, e as conversas no “Zap”, e caminhou até a cadeira onde vovó parecia curtir em silencio.

- E aí Vó... Tudo bem?

- Tudo bem minha filha.

- O que espera ganhar de presente nesta Natal?

- Presente? – Olhou pensativa pra neta.

- Sim Vó... Presente.

Vovó Glória, pensou, pensou e depois de algum tempo respondeu:

- Atenção.

A resposta deixou Ana sem respostas. Em silêncio ela puxou uma cadeira e sentou perto da avó que vivia, naquele ano, seu último Natal.