Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto


CONTO - ESTRELA DE BELÉM...

De acordo com a tradição cristã uma estrela muito brilhante cruzou os céus do Oriente espalhando a notícia do nascimento do Menino Jesus e guiou os Três Magos até o local de seu nascimento. Os Magos traziam consigo oferendas de ouro, incenso e mirra.
Era crença comum entre os Magos, os astrólogos, os caldeus e os místicos dos países orientais da antiguidade, que quando um cometa aparecia no firmamento era sinal de que estava para nascer um líder, ou grande Avatar, que se tornaria um Salvador ou Redentor da Humanidade.

Após o nascimento de Jesus em Belém, chegaram do Oriente à Jerusalém os Três Reis Magos que perguntavam:
- Onde está aquele que é nascido o Rei dos Judeus? - Pois do Oriente vimos a estrela e viemos adorá-lo. (Mateus 2:1-2)
A “sua estrela” nao era uma estrela comum, visto que seguia um percurso invulgar de Oriente para o Ocidente, sempre adiante dos Três Reis Magos. Seria um ponto luminoso que ao observador como se pareceria uma “estrela”, e permitiria ao Rei Herodes achar o futuro "Rei dos Judeus". Primeiramente, conduziu os magos até Jerusalém a presença do Rei Herodes. Somente depois, a “estrela” conduziu-os até Belém , e uma vez chegados a Belém, “se deteve sobre o lugar onde estava o menino JESUS”.

No imaginário infantil até o dia 06 de Janeiro, Dia de Reis, as crianças acreditam que quando o Papai Noel esquece de algum presente no NATAL  eles são entregues, pelos Três Reis Magos...

Segundo alguns teólogos, Mateus estaria a fazer interpretação de tradições e, por isso, não se refere a uma estrela literal, apenas no significado do nascimento de um personagem importante.

De acordo com tradições antigas, pode se tratar de um anjo, ou ainda de um conglomerado de anjos que teriam recebido a missão de anunciar o nascimento de Jesus. As evidências bíblicas que relacionam estrelas a anjos são frequentes (Is 14:12-14, Ap 1:20, 12:4), o que explicaria a razão pela qual a estrela movia-se, detinha-se, aparecia e desaparecia de forma inusitada (Mt 2:9-11).


SanCardoso
Enviado por SanCardoso em 19/12/2010
Reeditado em 17/11/2012
Código do texto: T2680667
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
SanCardoso
São Paulo - São Paulo - Brasil
1892 textos (155832 leituras)
1 e-livros (313 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/19 09:27)
SanCardoso

Site do Escritor