O ENCONTRO


                                   No orfanato todo dia parece igual. Parece que nada muda, rotinas, rotinas e mais rotinas...o importante e' crescer rapido, ter a idade suficiente para sair , ir viver a propria vida...bebes ainda sao adotados mais faceis, mais rapidos....os bebes meninos,  brancos, tem preferencia...depois os bebes meninas, brancas...e os negrinhos, mulatinhos, negrinhas, mulatinhas vao ficando...a desculpa e' que nao se tem tantos casais  negros para adotar tantos bebes negros e vao ficando por la' mesmo...crescendo na rotina do orfanato....e quanto mais se cresce menos chance de ser adotado...desculpas sao que e' de pequeno que se torce o pepino....como se dois, treis anos ja' fossem grandes o suficientes ....mas assim e' a rotina do orfanato.

                                    Renato e'branco...foi bebe branco menino mas nunca conseguiram que ele fosse adotado...faltava a mao direita...nasceu sem ela, nao sabem se a mae tomou algum medicamento ou foi falha congenita..era um bebe lindo, gordo, corado, um verdadeiro querubim dos cabelos louros encaxeados, sorridente, alegre, saudavel..mas por nao ter a mao direita toda vez que um casal vinha ver para adotar todos os funcionarios do orfanato,  em primeiro lugar mostravam Renato...os casais se encantavam mas recusavam... alguns eram francos, diziam o porque...outros davam desculpas, viravam, viravam e nao levavam....
                                   
                                 E assim foi ate' os treis anos, depois vendo que nao conseguiam a adocao, passaram a nao mostrar mais, os adotantes queriam bebes, e Renato foi se incorporando a vida rotineira do orfanato.

                                 Cresceu saudavel, inteligente...adorava estudar, ler, escrever...com uma mao so' escrevia melhor do que todos..tinha uma cabeca aberta...gostava de musica, ouvia, aprendia...para ele os funcionarios, a diretora, todos eram sua familia...mas faltava alguma coisa, sempre, sempre......um dia, aos onze anos,  conversa com a diretora, diz-lhe do que gostaria..e ela providenciou.

                                 Renato passou a fazer parte da comunidade da igreja do orfanato, cantava no coro, ajudava nas missas e foi-lhe ensinado a ler a Biblia...adorou....amava o velho testamento mas o novo ia direto ao coracao..Jesus, os discipulos, as parabolas, a vida de Jesus, seus milagres, suas curas, Marcos, Joao, Mateus...ahhh!!!! o envagelho segundo sao Mateus....adorava...acreditava...a cruxificacao...chorava..nao gostava de ver Jesus pregado na cruz...pensava:-

                                Se eu pudesse senhor tirava voce dai...descia, nao acredito em Jesus morto...meu senhor Jesus voce e' vivo para mim...pode ter morrido...mas renasceu , nao renasceu??? entao nao devia estar na cruz...e sim em nosso meio, junto a nos.....e sempre que ia a pequena capela rezar ficava olhando e falando baixinho como em uma oracao, repetindo tudo isto...e assim foi varias vezes, varios meses, anos se passaram.....

                                Renato completou dezoito anos, ano de exercito, foi dispensado...e dispensado tambem do orfanato, tinha que dar lugar a um novo bebe...o orfanato providenciou um emprego na igreja do bairro, era ajudante do capelao nas rotinas da igreja e na sacristia e ainda fazia servicos na casa paroquial , ia ao banco, fazer compras...e so' tinha as segundas-feiras livres...podia sair, passear....morava em um quarto/banheiro ao lado da casa paroquial....

                                 Toda segunda Renato ia ate' a catedral...la' existem varias pequenas salas de oracoes...uma dedicada ao santissimo, outra a Jesus Cruxificado, e era nesta que Renato gostava de ir...e ficar orando, rezando e repetindo...Se eu pudesse....., varias vezes, varios meses...

                                 Uma noite Renato sonha que alguem lhe pede para ir ate' a sala de Jesus Cruxificado assim que as portas da catedral se abrirem, de manha bem cedo, cedinho mesmo...fica com este sonho na cabeca, girando....sonha de novo, e de novo....treis vezes sonhou a mesma coisa...a mesma voz lhe dizendo as mesmas coisas....vai.

                                As portas se abrem as seis da manha, Renato e' o primeiro a entrar, uma ou duas pessoas chegam para a missa das seis e meia...a catedral enorme, vazia, os passos de Renato ecoam na nave silenciosa, alguem esta' acendo velas, luzes, e ele entra na sala de Jesus Cruxificado, meia penumbra, nenhuma vela ainda acesa devido a hora, a luz que ilumina a sala vem da nave principal, Renato se ajoelha de cabeca baixa e comeca a rezar, orar...e ao repetir..Se eu pudesse...baixinho sente uma mao  no seu ombro direito, sente um calor, um estremor percorre seu corpo...fica em extase e ouve um voz dizendo:-

                              Renato, meu filho, vamos conversar?

                              Se vira, nao acredita....ve Jesus ao seu lado, sorridente, tunica branca, irradiando uma luz linda...tenta se ajoelhar, Jesus o segura pelos cotovelos...sentam, Renato nao consegue falar...se vira e olha para a grande cruz na parede...vazia....era "" ELE"" sim..tinha vindo....Renato consegue perguntar:-

                              Como  acontece isto Senhor?

                              Renato, meu filho, voce durante tantos anos dizendo :- se eu pudesse....se eu pudesse....voce pode!!!...voce com seu amor, com sua dedicacao, conseguiu...vim te dar este presente....minha presenca...e' Natal nao e'?....entao?....e assim Jesus e Renato iniciaram a mais bela das conversacoes....a conversa dos que estao de bem com a vida...consigo mesmo...em paz com todos os homens de boa vontade.

                              Um  minuto a Jesus pode ser um seculo...um seculo um minuto...e assim parecia a Renato..conversou de tudo, perguntou de tudo...tudo  foi respondido....e chegou a hora da despedida....Jesus foi se afastando e dizendo baixinho...sempre estarei contigo...sempre me veras ao teu lado...para voce nao mais estarei pregado na cruz...seu desejo sera' atendido....fique em paz....e foi desaparecendo devagar...ate' sumir por completo.

                             Alguem entra na sala, acende as luzes, vai ao pequeno altar, acende velas...ajeitas as flores, e Renato ainda em extase...em delirio...parece que vai acordando devagar.....olha para a grande cruz....vazia...se assusta, cria coragem...senhora?:-

                              Sim

                             O que aconteceu com o Jesus desta cruz? Quebrou? 

                             Como assim?...nao....esta' la'...nao esta' vendo?

                             Ohhh!!! sim vejo....desculpe....e foi saindo rapido..

                             Toda vez que Renato olha para um cruxifixo nao mais ve Jesus na cruz....sempre, sempre e' uma cruz vazia...uma cruz crista~...mas vazia....e sente sempre que olha a presenca de Jesus ao seu lado.

                               Renato se formou professor, passou a ministrar aulas em uma favela, no orfanato e sempre ensina:-

                               Meu Jesus nao esta' na cruz nao, nao esta' morto, esta' vivo, bem vivo e ao nosso lado.....

                               E Jesus sempre assistindo as aulas....sempre sorrindo

                               ELE tem motivos para isto.....Renato, seu filho, saiu melhor do que a encomenda, nao saiu?



ps:- quem sou eu para escrever o que vou escrever....existe um filme espanhol "" Marcelino, pao e vinho""...e' um classico da filmacoteca mundial....quem viu sabe e quem nao viu pode pesquisar...e me lembrando dele escrevi o ''arremedo de conto'' ai acima....me perdoem pela comparacao...mas eu tambem quero o meu Jesus vivo...meu Jesus e' vivo...atuante...dinamico...Marcelino teve seu Jesus vivo...eu ate' hoje tenho ''inveja'' dele...queria ser ele, sentar no colo de Jesus como ele sentou, conversou...mas ja' que nao pude...Renato pode!!!! que bom!!!
                                    
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 13/12/2009
Código do texto: T1975331