A RUA DA SALAMANDRA (BVIW)
O colecionador, era Jordan. Diferente dos outros garotos, enquanto iam para encontros ou festas, preferia garimpar casas abandonadas. Saiu em seu hábito noturno de visitar as moradas desabitadas. Organizado, catalogava os objetos que encontrava registrando no caderno de notas os souvenirs. Na casa 5 da rua dos Andrades, achou um azulejo datado do século XV, uma raridade que marcava a chegada dos portugueses ao Brasil.
Diante da casa 31, na rua Belladona, seus pés pareciam de chumbo, impedindo de prosseguir. A curiosidade o fez adentrar. Um breu! Pouco se via. No segundo cômodo avistou um brilho de cor violeta na parede. Aproximou-se e segurou, mas se arrependeu. A peça lhe apertava a mão. Correu para a rua e, estranho... Não estava segurando nada! Como podia ser se a dor continuava? Retornou para a sua casa. As luzes estavam apagadas, assim notou que dessa forma conseguia ver o objeto. Fez o teste, ligou a lanterna e, magicamente, o artefato desapareceu. Viu uma inscrição que desconhecia. Lembrou-se do avô do Mutuca, que era linguístico especializado em línguas mortas e extintas.
Pela manhã foi se encontrar com o filólogo Lopes Netto, que lhe informou ser o idioma, um dialeto de origem romena, geralmente utilizado em bruxarias. Na epígrafe dizia: “Para desfazer o encanto da mão malandra, desperte a salamandra”. Rapidamente, o ancião conduziu o rapaz até a cozinha e acendeu uma das bocas do fogão orientando ao rapaz colocar a mão sobre a chama. Assustado, mas confiante, fez. No mesmo instante, apareceu um anfíbio nas labaredas. Jordan sentiu alívio em sua mão. Sr. Lopes recomendou ao rapaz que devolvesse todas as peças recolhidas nas outras residências, porque casas abandonadas são cemitérios de lembranças. E a menos que se tenha permissão de pegar, deve evitar mexer com fogo alheio. Ninguém sabe quais bênçãos ou maldições os pertences carregam. A sua mão malandra quase lhe rouba a vida.
Tema proposto pelo BVIW - "Uma questão de fogo"
(BVIW - BECOMING VERY IMPORTANTE WRITER/ "Tornando-se um escritor muito importante").